Prefeitura lança o Busca Saúde

Ferramenta auxilia usuários a localizar equipamentos e serviços de saúde por meio de consultas automatizadas via Internet

Atualizado em 21/02/2018

 

Por Keyla Santos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Prodam, lançou o aplicativo Busca Saúde. Trata-se de um sistema de localização de estabelecimentos ou serviços de Saúde da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de São Paulo. Basta aos usuários entrar na internet para consultar unidades de saúde aplicando diversos filtros: nas proximidades do endereço informado, por tipo de unidade e serviços, permitindo livre navegação pelo mapa, além de oferecer a opção de geração de rotas para chegar ao local consultado. 

Margarida Tenório Lira, coordenadora da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo), afirma que a ferramenta ajudará o munícipe a identificar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da sua residência. Com o Busca Saúde ele saberá onde tomar vacinas, encontrar uma unidade de emergência ou um ambulatório de especialidades, entre outros serviços. “O objetivo do Busca Saúde é facilitar o acesso do cidadão à rede de serviços de saúde SUS do município. Como na atualidade o acesso à internet está bem difundido, não poderíamos deixar de usar este meio de comunicação para disponibilizar esta tecnologia que irá facilitar a vida do cidadão”, afirmou Margarida.

Além de beneficiar os usuários do SUS, a ferramenta é muito útil para os gestores dos serviços municipais de saúde. Com o Busca Saúde os profissionais que atuam nos hospitais, nas AMAs, entre outros equipamentos, podem identificar a unidade que fará o acompanhamento do paciente. “É importante para a organização do sistema de saúde também. É mais uma ferramenta que vai contribuir para essa finalidade”, disse a coordenadora.

De acordo com Marcelo Antunes Failla, um dos responsáveis pela implantação dessa ferramenta, o Busca Saúde utiliza a base de ruas do Google. “Ela tem uma capacidade maior de atualização e uma capacidade maior de ter informações sobre as áreas não oficiais (ruas que ainda não constam no cadastro da Prefeitura), além das opções de geração de rotas”, afirmou.

 

Critérios de busca

A ferramenta utiliza como base o Google Maps (serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélites). Ao acessar o Busca Saúde, os usuários encontrarão uma interface de fácil navegação. Os critérios de busca são divididos em três entradas: Moro neste Endereço, Endereço e Unidade de Atendimento.

Em “Moro neste Endereço”, é possível localizar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para o local de sua residência e também outros tipos de serviços nas proximidades. Por meio da opção “Endereço”, são localizados todos os tipos de serviços próximos a qualquer endereço informado. Já na opção “Unidade de Atendimento”, o usuário poderá localizar os tipos de serviços que deseja, referentes a um endereço, por meio de uma palavra-chave.

A ferramenta é de fácil utilização e bastante intuitiva. Como forma de facilitar a navegação do usuário, a interface lembra a do Google Maps. O aplicativo já pode ser acessado por meio do site da Secretaria Municipal de Saúde. Acesse o link e conheça o Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/