Hospitais municipais oferecem medicamento para evitar sequelas do AVC

São Paulo está entre as cidades pioneiras na oferta de medicação que reduz em 60% a ocorrência dos efeitos causados em pacientes do derrame

 

Por isso, é fundamental que a população esteja bem informada sobre os sintomas da doença e que o sistema de saúde disponibilize os recursos necessários para minimizar os efeitos causados pelo AVC. São Paulo, além de contar com a mais avançada central de atendimento SAMU (192) da América Latina, é uma das cidades pioneiras na introdução do medicamento que previne seqüelas para os casos de AVC isquêmico em sua rede pública de saúde.

A medicação, se ministrada no paciente em até 4h após a ocorrência do popularmente conhecido derrame, consegue evitar o surgimento de seqüelas em 60% dos casos isquêmicos - que representam 84% das ocorrências totais de AVC. Em suas duas formas, isquêmico - quando há obstrução de artéria - e hemorrágico - quando o sangue extravasa os vasos sangüíneos, o AVC é a principal causa de morte no Brasil, a segunda no Estado de São Paulo e figura entre as três principais causas de óbitos no mundo.

Amanhã, dia 29, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) celebra o Dia Internacional de Combate ao AVC com o I Fórum Municipal de Combate ao AVC. Durante o evento, realizado em parceria com a Sociedade Israelita Beneficente Albert Einstein, profissionais da saúde municipal terão a oportunidade de explorar as novidades sobre o tema, debater as estatísticas da doença, além de conhecer o protocolo e as ações da SMS na área. Nos pronto-socorros, serão distribuídos aos usuários folhetos com informações sobre os sintomas do AVC e instruções que conscientizam da importância de se buscar um rápido atendimento médico.

Os hospitais municipais referência para o tratamento de AVC Isquêmico são: Hospital Municipal (HM) Dr. Alípio Correia Neto (Ermelino Matarazzo), HM Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé), HM Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) e HM Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Jabaquara). Em breve, mais três hospitais da rede municipal farão parte do protocolo municipal.

Serviço
Secretaria Municipal da Saúde realiza Iº Fórum Municipal de Combate ao AVC

Data: 29/10
Horário: 9h às 12h
Local: HM Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim)
End.: Estrada de M'Boi Mirim, 5.203 - Jardim Ângela