São Paulo ganha maior Central de Operações do SAMU da América Latina

Tecnologia eleva serviço de atendimento a padrão internacional de qualidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou nesta quarta-feira (21/10), uma nova Central de Operações. São Paulo passa a contar agora com a maior central e mais sofisticada do gênero em operação de atendimento pré-hospitalar da América Latina. A cerimônia de inauguração teve a presença do secretário municipal da Saúde, Januario Montone, do prefeito Gilberto Kassab e do governador José Serra. A nova Central de operações pode ser comparada às melhores do mundo, entre elas as redes de atendimento SAMU da França (Paris) e da Espanha (Madri).

A unidade inaugurada tem mais de 400 profissionais e aparato tecnológico de ponta. Um dos principais objetivos é reduzir o tempo médio de atendimento dos atuais 18 para o mais próximo possível de dez minutos, entre a solicitação e a chegada da equipe ao local da ocorrência, seguindo padrões internacionais. "Já conseguimos reduzir o tempo médio de atendimento de 35 minutos, em 2004, para 18 minutos em 2008, mas nossa meta é atingir o padrão internacional de 10 minutos", informou o secretário municipal Januario Montone.

A modernização da Central 192 (SAMU) integra infraestrutura a softwares de gestão operacional para melhor atender às demandas da população. O sistema permite também aos funcionários receber chamadas, identificar rapidamente a origem e, após avaliação de cada caso pelo médico regulador, enviar as viaturas mais próximas, com visualização geográfica do percurso até o endereço do acidente ou mal súbito. "Mais do que a tecnologia das instalações, o SAMU conta com mais de 2 mil profissionais que fazem o sucesso das operações na capital”, ressaltou Montone.

Os investimentos tornarão a meta de redução de dez minutos de tempo de resposta ainda mais factível: em breve, todas as ambulâncias estarão equipadas com GPS (sistema de posicionamento global) e AVL (localização automática de veículo). Haverá também a implantação de sistema digital de rádio integrado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o que permitirá a interação direta com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da Segurança Pública e Saúde.

Além disso, nos próximos meses, uma frota de 80 motocicletas será incorporada ao SAMU — 60 circularão, em duplas, durante os períodos de congestionamento, o que trará mais agilidade em meio ao trânsito.