Saúde apresenta experiências exitosas no 37º Congresso de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo

Um total de 393 trabalhos estão inscritos para o 13º Prêmio David Capistrano; evento terá ainda a participação de técnicos e trabalhadores dos equipamentos em cursos e rodas temáticas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participará do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), que acontece no município de Santos entre os dias entre os dias 17 e 19 de abril, tendo como tema “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”. O Cosems/SP é considerado um dos maiores eventos de saúde pública do país e contará com uma extensa programação de cursos, seminários e rodas de conversas, além da 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que concorrem ao 13º Prêmio David Capistrano.

A capital paulista inscreveu 393 trabalhos, de um total de 1.687 registrados no evento por 149 municípios. Além disso, dos projetos da capital, 35 foram selecionados para participarem das rodas de conversa “Dialogando com a Mostra”, onde serão apresentados por seus autores.

Projetos integram 12 temas
Os projetos inscritos pelo município estão dentro de 12 temas propostos pelo congresso: Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente, Gestão em Saúde, Participação Social, Promoção em Saúde, Regulação e Redes de Atenção em Saúde (RAS), Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Vigilância em Saúde, Tecnologia e Inovação, Mudanças Climáticas e Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

"Além Da oportunidade de mostrar o trabalho que a nossa equipe desenvolve com muita competência em uma cidade com desafios tão diversos como São Paulo, participar desse evento é importante para a troca de experiências com outros municípios”, avalia a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária da SMS, Sandra Sabino.

Um dos projetos inscritos é “Ademar, cão hospitalar” que relata a experiência com o primeiro cachorro hospitalar da rede municipal de saúde, desenvolvido no Hospital Dia (HD) Cidade Ademar, na zona sul da capital. Ronald Maia Filho, gerente do hospital, conta que a motivação para levar a iniciativa ao congresso foi o impacto positivo na equipe e nos usuários: “O projeto promoveu uma verdadeira transformação da experiência dos pacientes e dos colaboradores, trazendo significado para todos”.

Já a equipe da Área Técnica de Assistência Farmacêutica participará do curso “Atualização em Assistência Farmacêutica: da organização ao cuidado em saúde”, que acontece ao longo do dia 17, e da roda de conversa sobre assistência farmacêutica, no dia 19. Na roda de conversa, Carolina de Castro apresentará o projeto "Monitora NMV/r: inovação no monitoramento de usuário em tratamento com novo medicamento para Covid-19". Ela explica tratar-se de um sistema de monitoramento do uso do medicamento nirmatrelvir. “Foi uma inovação da SMS que permitiu uma melhor farmacovigilância e forneceu dados para subsidiar decisões técnicas para os gestores”, explica Carolina, para quem “apresentar este trabalho aos profissionais de saúde é de extrema relevância para uma melhoria na assistência à população.”

Veja mais informações sobre o 37º Cosems/SP.