Prefeitura entrega Unidade de Acolhimento Adulto Boracea

Serviço residencial oferece acolhida por um período médio de seis meses e está localizado na região central da capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta quinta-feira (11) a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Boracea, localizada na região central da capital, dentro do território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santa Cecília. A entrega ocorreu durante edição do Prefeitura Presente Sé.

As UAA prestam serviços residenciais de caráter transitório (com um tempo de permanência determinado) que tem como objetivo oferecer acolhimento e cuidados contínuos de saúde. Os locais são voltados para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e precisam de acompanhamento terapêutico e proteção temporária. O serviço disponibiliza profissionais 24h para acompanhamento destas pessoas.

Ao entregar a unidade, o prefeito Ricardo Nunes descreveu os serviços que a Prefeitura oferece a essa população. "Nós temos todo equipamento para essas pessoas”, disse, destacando que após oferecer o tratamento contra a dependência, o sistema municipal oferece outros equipamentos para qualificação profissional e a volta ao mercado de trabalho. "Ele vai ser colocado Programa Operação Trabalho (POT) da Prefeitura, que o remunera para alguma atividade”, explicou. “E aí vai trabalhar e ter autonomia e se livrar, de uma vez por todas, dessa coisa terrível que acomete tantas pessoas, que é uso abusivo de álcool e drogas."

A unidade é vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas III Boracea e realiza o acolhimento temporário de adultos, tanto do sexo feminino como do masculino, por um período médio de seis meses. A UAA Boracea oferece acompanhamento psicossocial com o objetivo do fortalecimento do protagonismo, autonomia, dos laços familiares e comunitários aos usuários atendidos, assim como ações individuais e coletivas visando o cuidado em saúde e sustentação do Projeto Terapêutico Singular elaborado e compartilhado com o Caps.

“A partir do momento que as pessoas começam a se organizar, a não precisar mais do uso de droga, a gente encaminha para esse serviço, uma Unidade Adulto de Acolhimento, onde o paciente vai começar uma parceria com o POT e vai ser reinserido no ambiente familiar e na sociedade”, declara o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Com custeio para implantação de R$ 311.405,85 no primeiro mês e custeio regular mensal de R$ 122.063,90, o equipamento tem capacidade para o acolhimento de 12 pessoas acima de 18 anos, e no quadro de profissionais conta com cinco acompanhantes diurnos, cinco noturnos, um técnico de álcool e drogas (AD), um coordenador de unidade e um profissional de nível superior.

“Cheguei em São Paulo em julho do ano passado. Passei pelo Caps e fui encaminhado para cá. Fui muito bem acolhido, os profissionais que me receberam foram atenciosos. Estou confiante de ficar muito tempo aqui. Penso em trabalhar e me recompor. Novos horizontes, nova vida. Mudar tudo na minha vida, deixar o passado para trás”, conta Almir Rheinheimer, de 53 anos.

Em um terreno com 258 m², a unidade conta com seis quartos (dois leitos cada), cinco banheiros (sendo dois PCD), sala de enfermagem, cozinha/copa, sala de coordenação, lavanderia, sala administrativa e área externa. O respeita à individualidade de seus moradores é um ponto primordial na organização da rotina da casa. Essa organização deve se dar de forma participativa, por meio de assembleias ou reuniões dos moradores com a equipe, reuniões da equipe e apoio matricial com o Caps de referência.

Localizado na rua Luigi Grecco, 170, Barra Funda, o centro é gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne) e funciona 24 horas, sem atendimento aberto ao público.

Outras visitas
Durante a ação do Prefeitura Presente Sé, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitou outras unidades na região, como a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Cambuci, Unidades de Acolhimento Adulto (UAAs) Cambuci III e II, Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Retiro, além do UAA Boracea.

Veja as imagens no link: https://drive.google.com/drive/folders/1IN29nikNjK2637X03W0l_bxA_pZJZPzn