Prefeitura aplica mais de 1.000 doses de vacina contra dengue em dois dias

Vacinação inédita na cidade de São Paulo está voltada para crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos; neste momento, ação está concentrada nos distritos de Itaquera e Vila Jaguara

Nos dois primeiros dias da vacinação contra a dengue, foram aplicadas 1.098 doses da vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos distritos de Itaquera (zona leste) e Vila Jaguara (zona oeste). A iniciativa, inédita na capital paulista, visa imunizar crianças entre 10 e 14 anos contra a doença.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destaca a adesão da população à campanha: "A capital paulista tem se mostrado engajada nas campanhas de vacinação, e a procura pela vacina contra dengue tem sido bastante significativa na cidade; agradecemos o apoio e o compromisso de todos os servidores que se mobilizaram para atender à demanda e proteger estas crianças com a primeira dose do imunizante.”

A escolha dos distritos de Itaquera e Vila Jaguara para o início da campanha de vacinação foi definida por critérios técnicos: Itaquera concentra o maior número de casos absolutos da doença na capital, e a Vila Jaguara em a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes.

“É fundamental que os pais destes distritos levem seus filhos de 10 a 14 anos para vacinar”, enfatiza a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Mariana Araújo, lembrando também que a vacina é segura e eficaz.

Para receber a vacina, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de endereço. Também é importante ressaltar que a criança não pode ter sido positivada para dengue nos últimos seis meses.

A munícipe Tatiana Sanges, que levou sua filha de 12 anos para se vacinar contra a dengue na UBS Vila Santana na manhã de quinta-feira (4), ressaltou a importância da imunização como medida de proteção: "A vacina contra a dengue é um marco importante para nos protegermos mais contra a doença, mas não podemos deixar de lado a prevenção. É fundamental que cada um faça sua parte e mantenha sua casa livre de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Só assim vamos conseguir combater a dengue de forma eficaz."

Confira a lista completa dos postos de vacinação aqui

As informações sobre a vacinação contra a dengue estão disponíveis na página “De Olho na Carteirinha”: