Saúde realiza live sobre tuberculose nesta quarta-feira (3)

O evento online, que acontece no YouTube e no perfil do Instagram da SMS, falará sobre a doença e as ações para combatê-la

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 70 mil novos casos de tuberculose são registrados ao ano no país. Para falar sobre o assunto, nesta quarta-feira (3) às 14h a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma live com a médica infectologista Rachel Russo Leite, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). A apresentação será realizada pela jornalista Christiane Balbys, da Assessoria de Comunicação da SMS (Ascom).

Causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, a doença é altamente transmissível e pode ser fatal, se não tratada. O tratamento que deve ser iniciado o mais rápido possível e seguido até o final, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em centros de referência e indicado após avaliação, exames e confirmação do diagnóstico.

O Plano Municipal pela Eliminação da Tuberculose 2022 a 2025 estabelece ações para o enfrentamento da tuberculose na cidade de São Paulo. A busca ativa de casos sintomáticos respiratórios, embora seja uma ação contínua durante o ano, é intensificada nos meses de março e setembro, com atividades externas de conscientização.

A live será exibida, simultaneamente, no canal do YouTube da SMS e no perfil do Instagram.
https://www.youtube.com/c/saudeprefsp
https://www.instagram.com/saudeprefsp/

Serviço

Tuberculose – live com infectologista Rachel Russo Leite
Data: quarta-feira (3), às 14h
Apresentação: Christiane Balbys