Gestão ambiental na saúde pública: a jornada inspiradora de Jane, gestora do Pavs

Há mais de uma década, profissional atua na promoção da saúde ambiental para o bem-estar das comunidades atendidas

“Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”. É a partir desse provérbio africano que a gestora Jane Cleia da Silva Santos, 36 anos, norteia o seu trabalho no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) na Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Inserido na atenção básica e incorporado pela SMS em 2008, o Pavs atua no sentido de incorporar questões ambientais nas ações de promoção da saúde das equipes da ESF presentes nas regiões de maior vulnerabilidade social da capital, por meio do fomento de práticas mais sustentáveis.

Em seu dia a dia de trabalho Jane e sua equipe realizam uma variedade de atividades relacionadas à gestão e operação do programa, como o apoio às ações de controle das arboviroses no território, gerenciamento da coleta de pilhas e baterias de celular da população e dos serviços de saúde, coordenação da coleta de óleo de cozinha usado pela comunidade, prestação de apoio e suporte aos agentes de promoção ambiental (APAs) e às UBSs em questões relacionadas à saúde ambiental, entre outras atividades.

A foto mostra Jane, uma mulher branca, de cabelos pretos e enrolados, usando um colete verde. Ela está ao lado de uma placa do Prêmio Amigo de Meio Ambiente 2016.

Jane está há 13 anos atuando no Pavs (Foto: Divulgação SMS)

Já são 13 anos atuando no Pavs. Segundo Jane, a história começou na época em que trabalhava como agente de organização escolar em um colégio e a falta de consciência ambiental e social dos alunos era uma cena que a incomodava no dia a dia. Foi quando, na biblioteca da unidade escolar, encontrei um livro de bolso que abordava as profissões do futuro, e, então, descobri a gestão ambiental. “Ao ler sobre ela, percebi o seu grau de importância e decidi me especializar na área”, relembra.

Após estagiar no Parque Municipal do Guarapiranga, em janeiro de 2011 Jane participou do primeiro processo seletivo para agente de promoção ambiental do município, sendo aprovada e ingressando na saúde pública. Desde então, a sua rotina consiste em fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental.

“Ao longo desse período no Pavs, minha trajetória profissional se expandiu consideravelmente. Iniciei como APA na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gaivotas, localizada no distrito do Grajaú na zona sul. Após dois anos e nove meses nessa função, participei de um processo seletivo para o cargo de gestora local. A partir desse momento, passei a trabalhar em diversas UBSs e seus respectivos territórios, percorrendo os cinco distritos administrativos que compõem as regiões de Capela do Socorro e Parelheiros”, conta.

Atualmente, Jane trabalha com duas gestoras locais, Andreia Cristina da Silva e Juliana Gonçalves Ferreira de Paula. A população que se beneficia dos serviços ambientais do Pavs em Capela do Socorro (que conta com 20 APAs) e Parelheiros (18 agentes) totaliza 884.433 mil pessoas, conforme dados do Seade de 2020. Apesar dos desafios diários, como o deslocamento para as unidades e a distribuição eficiente das responsabilidades, Jane destaca avanços significativos no programa, incluindo uma agenda mais definida, maior coesão da equipe e resultados eficazes no contexto da saúde coletiva.

“Acredito que temos alcançado avanços significativos não apenas em termos quantitativos, mas também qualitativos. O território onde atuo está em constante expansão, com uma demanda considerável por serviços básicos. Consigo perceber o amadurecimento do Pavs enquanto política pública de saúde ambiental”, conclui. Dessa forma, o conjunto de ações reflete no compromisso com a promoção da saúde ambiental e o bem-estar da comunidade atendida, impactando positivamente a vida das pessoas.