Prefeitura entrega AMA Especialidades Jardim Edite

Unidade funciona desde dezembro de 2023 dentro da UBS de mesmo nome, e atende em cinco especialidades, além de realizar exames de ultrassonografia; na mesma agenda o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco acompanharam uma ação dos agentes de endemias casa a casa

Nesta quinta-feira (21), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, entregaram oficialmente a Assistência Médica Ambulatorial Especialidades (AMA-E) Jardim Edite, na Cidade Monções, zona oeste da capital, que funciona desde dezembro de 2023. Entrega fez parte do Prefeitura Presente que ocorreu na região de Pinheiros.

A AMA-E Jardim Edite funciona dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) de mesmo nome, na rua Charles Coulomb, 80, em Cidade Monções, Pinheiros. O equipamento passou por reforma para adequação do consultório médico para dermatologia, sala para ultrassom ginecológica e adequação do sanitário e da recepção. O custeio mensal da unidade é de cerca de R$ 284.519,57.

A unidade atende nas especialidades de angiologia, dermatologia, hematologia, oftalmologia, ortopedia, além de radiologia e ultrassonografia. Para o atendimento ao público, a unidade tem em seu quadro 29 profissionais, entre médicos especialistas, farmacêutico, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A capacidade mensal é estimada em 1.650 atendimentos e 624 exames.

Ao todo, a estrutura física da AMA-E conta com nove salas, sendo cinco consultórios, uma sala de enfermagem, recepção e outros. A unidade é administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF) e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

A UBS Jardim Edite é uma unidade mista, que realiza cerca de 4,1 mil atendimentos por mês e que possui equipe multiprofissional de atenção domiciliar (Emad); equipe de agentes comunitários da saúde (ACSs) e equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI). A unidade possui 65 colaboradores, incluindo médico generalista, ginecologista e obstetra, pediatra, psiquiatra, nutricionista, psicólogo, acupunturista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, equipe de enfermagem e técnicos, além de cirurgião dentista e técnico em saúde bucal. São 38 salas para atendimento, entre elas, 15 consultórios, incluindo um odontológico com duas equipes. Seu custeio mensal é de mais de R$ 660.000,00.

Essas unidades fazem parte da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste e Supervisão Técnica de Saúde (STS) Lapa/Pinheiros, que possui mais 33 equipamentos de saúde. Além desta AMA-E, são mais três, sendo uma delas 24 horas; 12 UBSs; sete Centros de Atenção Psicossocial (Caps); um Centro de Especialidades odontológicas (CEO); um Centro Especializado em Reabilitação (CER); um Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor); um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) IST/Aids; uma Unidade Odontológica Móvel; um Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), além do Hospital Municipal Sorocabana e o Pronto Socorro Municipal Lapa - Professor João Catarin Mezomo.

Prefeitura Presente
Durante a agenda, o secretário Zamarco visitou ainda as UBSs Alto de Pinheiros, Manoel Joaquim Pêra, Dr. José de Barros Mafalda, o Caps AD III Leopoldina e o Pronto-socorro Lapa Prof. João Catarin Mezomo.

No período da tarde, prefeito e secretário acompanharam ação dos agentes de endemias, de combate à dengue, nas ruas George Ohm e Michael Faraday.