Saúde da capital realiza campanha de multivacinação em escolas estaduais

Objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira (21), às 10h, a campanha de multivacinação nas escolas estaduais para atualização das cadernetas de vacinas de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. A escola E.E. Perola Byington (Rua Doutor Alcides de Campos, 150, Americanópolis) receberá a imprensa interessada na cobertura.

A iniciativa integra a campanha estadual e busca garantir o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), elevando a cobertura e a proteção vacinal da comunidade escolar, além de contribuir para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.

Os imunizantes ofertados são os que fazem parte do calendário nacional, conforme o esquema adotado para cada idade e disponível aqui

Escolas municipais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a vacinação nas escolas municipais desde 2021. Neste momento, a capital, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) está empenhada na ampliação das coberturas vacinais realizando a sensibilização nas escolas para obter a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) pelos alunos.

Nesta semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão em tratativas com as unidades educacionais (UEs), enviando comunicados aos pais e responsáveis sobre a necessidade de procurar a unidade de saúde mais próxima para atualização de doses e recebimento da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA).

“A DVA, nessa parceria com a Educação, é mais uma ferramenta que a prefeitura utiliza para garantir que nossas crianças estejam imunizadas e protegidas, principalmente dentro do ambiente escolar. Além disso, amplia a cobertura vacinal”, diz o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A DVA visa controlar a situação vacinal dos alunos garantindo a vacinação completa de acordo com o calendário de vacinação vigente, garantindo a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis.

As vacinas do calendário nacional de vacinação estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas AMAs UBSs Integradas aos sábados, no mesmo horário.

A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.