Prefeitura entrega novas instalações da UBS Vila Anglo

Mudança possibilitou aumentar o quadro de profissionais e ampliar o número de atendimentos, que atualmente é de mais de 3,2 mil por mês

Nesta quinta-feira (22), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, entregaram as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Anglo - José Serra Ribeiro, em Perdizes, zona oeste da capital. A entrega ocorreu durante edição do Prefeitura Presente, realizada no bairro da Lapa, região oeste da capital.

A antiga unidade ficava na rua Palestra Itália, no mesmo bairro, e sua mudança para a avenida Sumaré, 100, possibilitou mais conforto e um número maior de atendimentos. Em novo endereço desde abril de 2023, a capacidade de atendimentos, que antes era de 2.280 mensais, passou para cerca de 3.200.

Entre as alterações está o aumento na estrutura física. No imóvel anterior contava com 23 salas e, no atual, são 34, entre nove consultórios, um consultório odontológico e raio-X, farmácia, sala de medicação, sala de imunização, sala de curativo, sala de imunização e banheiros adaptados.

A UBS Vila Anglo passou também de 37 para 48 profissionais, sendo quatro médicos generalistas, médico psiquiatra, psicólogo clínico, cirurgião-dentista, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros.

Na unidade, administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (AFS), são ofertadas consultas de médico generalista, psiquiatra, saúde bucal e equipe multidisciplinar com consultas individuais e em grupo, além de vacina, medicação, coleta de exames, curativos, dispensação de medicamentos, programa de automonitoramento glicêmico e práticas integrativas e complementares em saúde (Pics).

"Eu já era usuária da unidade no outro endereço e sempre fui bem recebida pelos profissionais, todos educados. Depois que a unidade mudou para esse prédio novo, o atendimento melhorou ainda mais e estou bem satisfeita. O espaço é a maior diferença, com mais funcionários, mais banheiro, mais gente para atender, tem ar-condicionado e elevador. Eu tinha plano de saúde, mas estou desempregada, porém, o atendimento no SUS é muito melhor, no particular tudo demorava, inclusive cirurgia que precisei fazer", diz Maria Luíza Alves Pereira, 48 anos, moradora do bairro há 21 anos.

Para possibilitar as novas instalações, foram investidos R$ 208.967,40 de recursos municipais e o custeio mensal é de aproximadamente R$ 570 mil. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Na região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Lapa/Pinheiros há 39 equipamentos de saúde, entre eles, 12 UBSs, duas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, uma AMA 24 horas, sete Centros de Atenção Psicossocial (Caps), seis Serviços de Residência Terapêutica (SRTs), um Pronto-socorro, uma Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), um Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST/Aids, um Centro de Saúde Escola, um Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor) – entregue em dezembro de 2023, além do Hospital Municipal Sorocabana.

Estão previstas ainda para esse ano, no território, a entrega da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa no segundo semestre desse ano, as novas instalações da UBS Vila Ipojuca, e entrega da futura UBS Caju, além da reforma do Caps Adulto Perdizes.

Além da entrega da UBS Vila Anglo, o secretário visitou ainda a UBS Vila Ipojuca, na Lapa, e as obras de construção da nova sede da Unidade, nas proximidades da UBS.

Ação da Saúde
Durante agenda do evento Prefeitura Presente, na inauguração do Descomplica Lapa, na rua Guaicurus, 994, foram ofertados à população no estacionamento da subprefeitura Lapa ações de saúde, como auriculoterapia, vacinação contra a Covid-19, orientações sobre a dengue e mesa de exposição de animais sinantrópicos.

Link para as fotos: https://we.tl/t-APYjGV4DnP