Miomas são benignos, mas podem causar incômodos e complicações

Por isso, é importante detectar precocemente a presença deste tipo de tumor para realizar o acompanhamento adequado

Os miomas são uma das ocorrências mais comuns na saúde reprodutiva feminina, acometendo mulheres em idade fértil de todas as faixas etárias. São tumores benignos – e que permanecem benignos - que se desenvolvem no útero.

Formados por tecido muscular, os miomas podem ser únicos ou múltiplos, podem ser absolutamente assintomáticos e imperceptíveis ou alcançar grandes dimensões. Embora não tenham uma causa única, sabe-se que estão ligados aos hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona.

Em relação à localização dos miomas, os mais comuns são o subseroso, o intramural e o submucoso. O mioma subseroso se desenvolve na parte externa do útero, enquanto o intramural, o tipo mais frequente, localiza-se dentro das paredes do útero.

Já os miomas submucosos formam-se na parede interna do corpo uterino, e são os que podem provocar maiores complicações e sintomas, como dor, aumento de sangramento (o que pode levar à anemia) e até mesmo dificuldade para engravidar.

Vários sintomas podem estar ligados à presença de miomas:

- sangramento menstrual muito intenso e excessivo;
- sensação de peso no útero;
- aumento do abdômen;
- pressão na bexiga;
- dor na lombar e no abdômen;
- desconforto e aumento das cólicas abdominais;
- dor ao ter relações sexuais;
- dificuldade para engravidar.

O diagnóstico da presença do mioma, dependendo de sua localização e tamanho, pode ser feito pelo médico com um simples exame físico, além da anamnese (a entrevista inicial conduzida pelo médico junto ao paciente), ou mesmo com o auxílio de exames mais detalhados.

O encaminhamento também dependerá do tamanho do mioma e de sua interferência na qualidade de vida da mulher e dos planos envolvendo gravidez, podendo incluir o uso de medicamentos ou mesmo cirurgia. Em grande parte dos casos, no entanto, não é necessária interferência e o tumor regride naturalmente após a menopausa.

É importante que as mulheres cuidem de sua saúde sexual e reprodutiva com consultas periódicas ao ginecologista, pois muitas doenças e disfunções possuem um desenvolvimento silencioso e o diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de evitar complicações.

A relação de todas as UBSs da cidade de São Paulo está disponível na página Busca Saúde.