Saiba quais foram os principais destaques desta semana no Top 5 da Saúde

Métodos contraceptivos, saúde integral da população LGBTIA+ e queda no número de adolescentes grávidas em São Paulo foram alguns destaques desta semana.

 1. Saúde da capital oferece serviços específicos à população LGBTIA+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+ representa a luta contra o preconceito envolvendo orientação sexual e identidade de gênero e reforça a importância de garantir acesso irrestrito à saúde, cidadania, cultura, educação, lazer e outras políticas públicas para essa população.

2. Número de adolescentes grávidas cai 52% nos últimos anos em São Paulo

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), o número de meninas grávidas entre 10 e 14 anos de idade na cidade caiu 52% entre 2016 e 2021. No mesmo período, também houve queda de 42% na gestação entre adolescentes de 15 a 19 anos.

3. Capital segue com dose de reforço para quem iniciou esquema vacinal com Janssen

Para quem iniciou o esquema vacinal com Janssen, novas doses estão disponíveis. Pessoas com mais de 18 anos de idade podem tomar a terceira aplicação, seguindo o mesmo intervalo de pelo menos quatro meses após a segunda aplicação. Para quem tem mais de 40 anos também estará disponível a quarta aplicação, observado o mesmo prazo.

4. Métodos contraceptivos: saiba quais são oferecidos pelo SUS

Ter ou não ter filhos? O acesso ao planejamento familiar é um direito garantido por lei, e envolve um conjunto de ações e serviços da rede pública de saúde com o objetivo de ajudar a refletir sobre o melhor momento para assumir a parentalidade, caso haja esse desejo, e que envolve também a disponibilização de métodos contraceptivos a homens e mulheres.

5. Videogame: saiba como o excesso pode prejudicar a saúde

Quando o assunto é diversão, jogar videogame deixou de ser exclusividade de crianças e adolescentes. A chegada da pandemia fez o número de adeptos da modalidade dos chamados e-sports crescer e, atualmente, no Brasil, o público gamer corresponde a 74,5% da população, segundo uma pesquisa nacional realizada anualmente para avaliar o perfil deste universo.