Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Termine a semana informado de tudo o que aconteceu na saúde da capital

As cinco matérias a seguir são uma seleção das notícias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entre os dias 6 e 10 de junho. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde reforça a importância da realização do teste do pezinho

Durante a campanha Junho Lilás, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) enfatiza a importância da realização do teste do pezinho que, na rede municipal, é ampliado para a detecção de 50 doenças para os recém-nascidos. Em 2021, foram realizados 737.700 exames em 122.948 crianças na rede municipal.

2. Paraoficina Móvel divulga agenda do mês de junho

Neste mês de junho, a equipe técnica da Paraoficina Móvel volta às ruas do município de São Paulo para manutenção de órteses e próteses nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs). A Paraoficina Móvel é uma van adaptada com mobiliário especial que oferece serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

3. Com recomendações dos governos federal e estadual, prazo de validade de vacinas contra a Covid-19 é ampliado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, seguindo as recomendações dos fabricantes, do Programa Estadual de Imunização (PEI) e do Ministério da Saúde (MS), foram ampliados os prazos de validade para os imunizantes da Pfizer, adulto e pediátrica, e da AstraZeneca, fabricada pela empresa Serum Institute of India, e importados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

4. Dia Nacional da Imunização: São Paulo trabalha para aumentar seus índices de cobertura vacinal

Os números de vacinação na cidade de São Paulo são impressionantes: em 2021, a capital aplicou um total de 36.118.141 doses de vacinas, incluindo os imunizantes de rotina que integram o Calendário Nacional de Imunização (5.309.276 doses), a campanha contra o vírus Influenza (4.497.165 doses) e a vacinação contra a Covid-19 (26.311.700 doses). Ainda assim, a cidade tem pela frente o desafio de fazer com que os índices de cobertura vacinal voltem às metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O Dia Nacional da Imunização, 9 de junho, foi criado justamente para lembrar desta que foi uma das maiores contribuições da ciência para a saúde pública no mundo.

5. Saúde da capital inicia construção de novas instalações das UBSs Conquista e Cosmopolita

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) assinaram a ordem de serviço que autoriza a construção de novas instalações para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Cosmopolita e Jardim da Conquista II, ambas na zona leste da capital. As novas estruturas contam com salas para consultórios, de medicação e inalação, coleta de exames e aplicação de vacinas, acolhimento, curativos, atendimento odontológico, banheiros acessíveis, além de outros espaços para melhor acolher a população atendida nos equipamentos.