Toda a rede de vacinação na cidade de São Paulo está em funcionamento nesta segunda (30)

Estão disponíveis imunizantes contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite

Nesta segunda-feira (30), as campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite seguem ativas na cidade de São Paulo.

Podem receber o imunizante contra o vírus influenza, causador da gripe, grávidas e puérperas (até 45 dias após parto), idosos com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, povos indígenas, profissionais da educação das escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência e/ou comorbidades, cidadãos das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

Já para a vacina contra a Covid-19, estão elegíveis as crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos, com aplicação de primeiras doses (D1), segundas (D2) e doses adicionais (DAs).

Nesta segunda, começa a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos de idade da capital. A vacinação estará disponível para aqueles que receberam a segunda dose (D2) há pelo menos quatro meses. Poderão ser utilizados os imunizantes da Pfizer e Coronavac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deverá ser utilizada.

As duas vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, megapostos e drive-thrus do município.

Vacinação contra sarampo e poliomielite
A vacina contra sarampo está disponível para as crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960. Já o imunizante contra poliomielite pode ser aplicado em crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Isso vale para viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto.

Os dois imunizantes são aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

As doses contra sarampo e Covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Nesses casos, o imunizante contra Covid-19 deve ser priorizado e, após um período de 15 dias, a vacina do sarampo pode ser aplicada.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL
30 de maio de 2022 (segunda-feira)

Drive-thrus e megapostos: Vacinação de adolescentes e adultos. Funcionamento das 8h às 17h.
UBSs: Vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos podem ser consultados na página Vacina Sampa.