Dia Nacional de Combate ao Glaucoma reforça a importância do diagnóstico precoce para prevenir a cegueira

O tratamento é essencial para evitar o agravamento do quadro; atendimento oftalmológico é oferecido gratuitamente pela rede municipal

Nesta quinta-feira, 26 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que reforça a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a doença é considerada a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, atinge mais de 900 mil pessoas, sendo mais comum a partir dos 40 anos.

Além da idade, outros fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de glaucoma devem ser levados em consideração na hora de buscar ajuda médica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), 80% dos casos de glaucoma não apresentam sintomas no início da doença, por isso é recomendada uma avaliação periódica com o oftalmologista.

O glaucoma decorre do aumento da Pressão Intraocular (PIO), que ocorre quando há acúmulo de humor aquoso dentro do olho. Entre os sintomas do aumento da pressão estão a redução da vista periférica, dores de cabeça e nos olhos, vermelhidão nos olhos, dificuldades para enxergar ou visão embaçada, pupilas aumentadas, fotofobia e até vômitos e náuseas.

Embora seja uma enfermidade crônica que não tem cura, se a doença for descoberta em fase inicial, o tratamento é mais eficiente. Portanto, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar a perda da visão.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece tratamento oftalmológico aos cidadãos. O primeiro atendimento é feito na Unidade Básica de Saúde (UBS). Vale destacar que quando o glaucoma não está em um estágio avançado é possível fazer o tratamento utilizando colírios, oferecidos gratuitamente pela rede municipal, que ajudam a controlar a pressão do olho, evitando o agravamento do quadro.

Para saber a UBS mais próxima da residência, o munícipe pode acessar a plataforma Busca Saúde.