Registro Geral do Animal (RGA) é essencial para identificação de animais domésticos na capital

O serviço pode ser solicitado de forma on-line ou presencial; confira documentação necessária

O Registro Geral Animal (RGA) é um serviço gratuito oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e funciona como uma “carteira de identidade” para animais de estimação. Na cidade de São Paulo, ele é obrigatório por lei para cães e gatos com idade superior a três meses.

O documento apresenta, além dos dados do pet, as informações sobre o tutor. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira, enquanto a carteirinha é encaminhada por e-mail ao tutor, para que este tenha os dados do seu animal sempre à mão. Além disso, há possibilidade de baixar o arquivo, caso o responsável tenha interesse em imprimir o documento.

Como solicitar o RGA
É possível solicitar o Registro Geral do Animal de forma on-line através do Portal SP156. Ao acessar o site, a pessoa precisa preencher o formulário e encaminhar, pelo próprio sistema, os documentos necessários.

Para quem preferir, o serviço também pode ser solicitado de forma presencial. Basta agendar um horário em uma das Praças de Atendimento da prefeitura pelo Portal SP156 e apresentar a documentação.

Os documentos obrigatórios são:
• Foto do animal (que constará na carteirinha);
• Atestado de vacinação do animal contra raiva com assinatura de médico veterinário particular, ou comprovante de vacinação emitido pela Prefeitura;
• Documento de identificação oficial do tutor (responsável) com foto e número de RG e CPF;
• Comprovante de endereço atualizado (emitido há no máximo 90 dias) com o nome do responsável pelo animal.