Dia Mundial do Lúpus: conheça o tratamento oferecido pelo SUS da capital

A data foi criada em 2004 para conscientizar a população sobre a doença que é mais comum em mulheres

Nesta terça-feira, 10 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Lúpus, a data foi instituída em 2004 por organizações em todo o mundo com o intuito de aumentar a conscientização e educar a população sobre os sintomas e os efeitos do lúpus na saúde.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), também conhecido como lúpus, é uma doença inflamatório crônica autoimune (quando o próprio organismo ataca órgãos e tecidos) que não tem cura e pode afetar pessoas de qualquer idade ou gênero, no entanto possui maior incidência entre os 20 e 40 anos de idade e em mulheres.

Os principais sintomas são:

·         Lesões de pele, principalmente avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz;

·         Dor e inchaço, com mais frequência nas articulações das mãos;

·         Inflamação no rim, pleura ou pericárdio, que são membranas que recobrem o pulmão e coração.

Desânimo, cansaço, perda de peso e falta de apetite são outros sinais que podem estar associados ao lúpus. Também podem acontecer, tosse, falta de ar, palpitações, alterações de humor, inchaço nas pernas, pressão alta e diminuição do volume de urina.

Em grande parte dos casos, podem ocorrer alterações no sangue como diminuição de glóbulos vermelhos (anemia), glóbulos brancos (leucopenia), dos linfócitos (linfopenia) ou de plaquetas (plaquetopenia).

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deve ser feito pelo conjunto de alterações clínicas e laboratoriais e não pela presença de apenas um exame ou uma manifestação clínica.

O tratamento do lúpus é individual, pois está sujeito as manifestações apresentadas por cada pacientes. O objetivo do processo é monitorar a doença, minimizar os efeitos colaterais dos medicamentos e garantir uma boa qualidade de vida aos seus portadores.

Por ser uma doença crônica, requer acompanhamento médico contínuo e o uso de medicamentos, além de alimentação adequada, evitar exposição ao sol e prestar atenção na higiene.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento e tratamento para pacientes com lúpus. Diante de suspeita da doença, é recomendado procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e caso necessário o paciente será encaminhado ao especialista. Para saber qual é a UBS mais próxima acesse o Busca Saúde.