SMS realiza primeira festa pet após reabertura do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos

Programação contou com vacinação, apresentações e lançamento de manual sobre guarda responsável de animais para crianças

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou neste sábado (7) o “Amor de Pet”, evento de adoção de cães e gatos da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Ao todo, 28 animais ganharam novos tutores durante a festa no Centro Municipal de Adoção, sendo 16 cães e 12 gatos.

Em razão da pandemia, o local estava fechado para visitações desde 2020. A reabertura ocorreu em março deste ano.

De acordo com a coordenadora da Cosap, Analy Xavier, o evento foi organizado com o intuito de sensibilizar os cidadãos para o ato de adotar um animal. “A ideia é despertar o interesse da população, a ponto de todos saírem daqui pensando que vale a pena adotar”, explica a coordenadora.

A unidade conta ainda com 254 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, de todos os portes, idades, cores e pelugens, além de animais especiais. Os munícipes também podem conhecer animais de fazenda, tais como cavalos e porcos.

Todos os animais adotados no Centro são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem o Registro Geral do Animal (RGA).

A coordenadora da Cosap reforça o ato de amor e responsabilidade da adoção, destacando o trabalho feito pela equipe na recuperação dos animais que chegam à coordenadoria. “Muitos animais passaram por privações, traumas e estavam machucados. Nosso trabalho consiste também na recuperação deles. Nossos animais precisam de famílias conscientes e amorosas para que eles possam viver bem e felizes por toda a vida."

A coordenadora ainda destaca o programa de incentivo à adoção dos animais mais velhos. Quem adota cães acima de oito anos e gatos acima de dez anos recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que garante atendimento prioritário e permanente em qualquer uma das três unidades dos hospitais veterinários públicos da capital.

Na ação deste sábado, 89 animais tomaram vacinas antirrábicas. O “Amor de Pet” também contou com emissão de RGA, desfile de cães e cavalos, apresentação de coral pet e dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM), tenda kids com atividades para crianças e o lançamento do manual da guarda responsável de animais, voltado ao público infantil, ensinando os deveres de um “superguardião” dos animais.

"Este é um dia muito especial, não só para nossos animais, que têm a oportunidade de ganhar um novo lar, mas para o Centro Municipal de Adoção, que abre as portas ao público novamente”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Para Nunes, a população volta a ter um equipamento de ponta à disposição de visitas para conhecer suas instalações e o trabalho desenvolvido, bem como fazer um novo amigo.

Além do prefeito da capital e da coordenadora da Cosap, a ação contou também com a presença da primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Carnovale Nunes, do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Carlos Zamarco, o coordenador de Vigilância em Saúde da cidade, Luiz Artur Vieira Caldeira, e outras autoridades públicas.

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos de São Paulo está localizado na rua Santa Eulália, 86, Santana. O horário de atendimento para adoções é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número (11) 2974-7892.