Começa em São Paulo o 1º Seminário Estadual de Consultórios na Rua

Evento celebra os 15 anos do programa Bompar com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Nesta quinta-feira, o Programa Consultório na Rua (CnR), parceria entre o Centro Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na Estratégia Saúde da Família (ESF), faz 15 anos. Para celebrar essa data, foi organizado o Primeiro Seminário Estadual de Consultórios na Rua do Estado de São Paulo, com dois dias de duração, 6 e 7 de junho. O evento conta com oficinas, debates e apresentação dos trabalhos realizados no projeto.

O programa visa oferecer atendimento a população em situação de rua e vulnerabilidade social, de acordo com suas necessidades, e proporcionando seu bem-estar. Além disso, a proposta do programa também é auxiliar no acesso dessa população ao serviço básico de saúde da região, promovendo a prevenção, o tratamento e a recuperação.

O atendimento básico é feito na rua, como a realização de curativos e consultas rápidas, mas o objetivo é realizar o cadastro dessas pessoas no Sistema Único de Saúde (SUS) e direcioná-las até a Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante o atendimento, são identificados problemas de saúde como dependência química, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, ferimentos expostos, quadros de transtornos psíquicos etc.

Atualmente, o programa conta com 310 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes de saúde, psicólogos e dentistas, distribuídos nas UBS da cidade. A coordenadora do programa Consultório na Rua, Marta Marques, conta que no primeiro trimestre de 2018, havia três equipes de unidades odontológicas móveis, e foram entregues apenas 200 próteses, entretanto, a parceria com a SMS permitiu a evolução do projeto. “Graças a esse avanço, hoje, temos em 3 meses, mais de 500 próteses entregues, ou seja, mais que o dobro no primeiro trimestre de 2019”, celebra Marta.

Programação:

7 de junho

8h às 12h

Oficina 1 - “Reabilitação Oral e Protética na População em Situação de Rua e nas Mulheres Vítimas de Violência”
Drª Marta Lopes de Paula Cipriano - Interlocutora na Atenção Básica da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Srª Marta Lívia Presidente da LIBRA e da Virada Feminina Nacional

Oficina 2 - “Maternagem, Crianças e Mães nas Ruas”
Enfermeira Edjane Araújo – Assessora Técnica de Saúde Linha de Cuidado Materno Infantil da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus/Coordenadoria Regional de Saúde Leste/Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Drª Janaína Dantas Germano Gomes - Coordenadora Pedagógica da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama-Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Oficina 3 - “Saúde Mental das Pessoas em Situação de Rua”
Drª Carmem Lúcia Albuquerque de Santana – Professora do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Oficina 4 - “Pessoas Vivendo com HIV em Situação de Rua”
Drª Zarifa Khoury - Programa Municipal DST-AIDS de São Paulo.

Oficina 5 - “Enfrentamento da Tuberculose no Estado de São Paulo”
Drª Laedi Alves Rodrigues dos Santos - Coordenadora do Programa Estadual de
Controle da Tuberculose de São Paulo.

Oficina 6 - “Direitos à Cidade e Moradia”
Srª Raquel Rolnik – Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Facilitadora: Mônica Vieira Prado/ Cofacilitador: André Contrucci. Relatora: Naiara de Oliveira Dib

Oficina 7 - “Internação e Alta Responsáveis”
Srª Carolina Perracini - Articuladora de Humanização - Centro Oeste - NTH-DRS I Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Oficina 8 - “O Diferencial da Vivência na Rua no Trabalho dos Agentes de Saúde do Consultório na Rua Bompar/SMS"
Srª Rosana Ballestero Rodrigues - Ministério da Saúde-Departamento de Atenção Básica

12h30 – Almoço

13h30 às 16h – Apresentação dos Trabalhos realizados nas Oficinas.

Encerramento do Primeiro Seminário Estadual de Consultórios na Rua do Estado de São Paulo