CRS Sudeste promove capacitação em teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite

Treinamento é destinado a auxiliares e técnicos de enfermagem de unidades de saúde da região


Auxiliares e técnicos de enfermagem passam por capacitação para realizarem teste rápido diagnóstico (TRD) de HIV, Sífilis e Hepatite

 

Por Natalia Macedo

As áreas técnicas de Assistência Laboratorial e de Enfermagem da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste promovem, até o fim de março, curso de capacitação em teste rápido diagnóstico (TRD) de HIV, Sífilis e Hepatite para auxiliares e técnicos de enfermagem das unidades de saúde do território. O objetivo é capacitar estes profissionais para a realização da atividade, a fim de ampliar o acesso de mais usuários ao teste rápido. A capacitação teve início em 18 de fevereiro e a meta é treinar 250 profissionais de saúde.

As aulas se dividem em parte teórica e prática e ocorrem às segundas-feiras, das 8h às 12h, no auditório da CRS Sudeste, no Ipiranga. O treinamento aborda o procedimento que o profissional deve seguir ao realizar um TRD, com destaque para armazenamento e preparação do material até o atendimento.


Caberá às supervisões técnicas de saúde (STS) a reprodução dessa capacitação nos seus respectivos territórios


Segundo a interlocutora de Enfermagem da CRS Sudeste, Patrícia Luna, o curso teve início em 2016, devido à necessidade de intensificação de testes por todos os profissionais da saúde de nível superior. Com a publicação do parecer do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que autorizava a realização do teste rápido por profissionais de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem), surgiu a necessidade de capacitar estes profissionais também. “Anteriormente, somente profissionais de nível superior (médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros) tinham essa autorização. Mas o conselho identificou a necessidade de outros profissionais de enfermagem exercerem a atividade, o que resultou no parecer para os auxiliares e técnicos”, recorda.

Na CRS Sudeste, cerca de 50% dos enfermeiros das unidades já foram capacitados ao longo dos últimos anos. “A proposta agora é que, ao fim da turma, cada UBS possa contar com até dois auxiliares capacitados em TRD”, explica Patrícia Luna, ao acrescentar que, caberá às STS a reprodução dessa capacitação nos seus respectivos territórios. As turmas da região do Ipiranga e da Vila Prudente já concluíram as aulas em fevereiro. As próximas turmas ocorrerão em 11 de março, para os profissionais da STS Penha, e, em 18 de março, para os auxiliares e técnicos das STS Aricanduva Mooca e Vila Mariana/Jabaquara.