Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) saem às ruas para orientar a população
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo adotou medidas para garantir a normalidade do atendimento à população, mesmo após a chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, entre domingo (10) e segunda-feira (11). A pasta realizou um rápido levantamento da situação junto às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e mobilizou seus funcionários.
As unidades das regiões Norte, Leste, Oeste, Centro e Sul funcionaram normalmente nesta segunda-feira (11). Apesar de mais atingida, a região Sudeste mobilizou suas equipes para garantir o atendimento à população, mesmo com equipes reduzidas e danos causados pela chuva (todos sanados ainda nesta segunda).
Equipes mobilizadas logo cedo para garantir o atendimento
Na região de Vila Prudente e Sapopemba, cinco unidades ficaram sem energia elétrica durante parte do dia. Outras cinco sofreram com vazamentos e alagamentos. As equipes realizaram manutenção e executaram limpeza para restabelecer o atendimento.
No Ipiranga, apesar de ter havido demora para chegada de alguns funcionários, todas as unidades estavam abertas e realizando atendimento.
Já na região de Aricanduva e Mooca, seis unidades sofreram com alagamentos, três delas também tiveram falta de energia. Todas foram limpas, a energia restabelecida e realizaram atendimentos ao longo do dia.
Em Vila Mariana e Jabaquara, apesar de 13 unidades terem sofrido com vazamentos, alagamentos e atraso de funcionários, todas funcionaram normalmente após limpeza. Nenhuma sofreu danos.
Agentes nas ruas para orientar a população:
Nas regiões mais atingidas pela chuva e alagamentos (Vila Prudente, Sapopemba e Ipiranga) aproximadamente 1.500 agentes iniciaram, já nesta segunda-feira (11), a visitação das famílias que residem nessas regiões.
Nesta terça-feira (12), agentes de zoonoses, vigilância ambiental e de saúde estarão nas áreas atingidas por alagamentos para orientar a população. A indicação é que as pessoas que estejam com a carteira de vacinação desatualizada procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atualização.
É importante que a população que teve contato com a água das enchentes fique atenta a sinais e sintomas e procure um serviço de saúde caso apresente febre ou calafrios, diarreia, náuseas ou vômitos, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes claras, urina escura, ferimentos, fraqueza e cansaço, falta de apetite e sangramentos. Além disso, é importante relatar ao médico o contato com água da enchente.