Novo CAPS Infantojuvenil de Ermelino Matarazzo é referência em saúde mental na região

Unidade iniciou os atendimentos em dezembro com a meta de oferecer cuidados a 300 pacientes

 

Fotos: Edson Hatakeyama

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, inauguram nesta quarta-feira (23) as instalações do novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) II Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. O serviço, iniciado no final de dezembro, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A unidade atende crianças e adolescentes de até 18 anos, com transtornos mentais graves e persistentes, além dos que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Trata-se de um equipamento aberto, de caráter comunitário, que articula os cuidados em saúde mental com outros serviços da rede, promovendo a diminuição do sofrimento psíquico e a inclusão desse público.

O secretário falou sobre os benefícios que o novo serviço traz para os moradores da região. "Os 29 profissionais que trabalham nessa unidade vão atender um cadastro ativo de 300 pessoas. Com isso, a gente vai poder atender uma população extremamente carente desses serviços", disse.

O atendimento no CAPS IJ II Ermelino Matarazzo é feito por meio do Projeto Terapêutico Singular, estabelecido entre profissionais do CAPS, usuários e familiares. Consiste na oferta de consultas psiquiátricas, grupos terapêuticos, oficinas (artísticas, esportivas e culturais), atendimentos multiprofissionais (com psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros), além de atendimento familiar (individual ou em grupo), atividades de práticas integrativas e grupos de geração de renda com os familiares, entre outros.

O prefeito destacou a importância do serviço para a melhoria dos índices na área da Saúde. "Estou muito feliz de estar nesta inauguração, e em especial, por ver a alegria estampada no rosto das pessoas que vão trabalhar nesse espaço e vão fazer a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes. Porque é este trabalho de prevenção que é feito aqui que vai garantir qualidade de vida e melhoria nos índices da área de Saúde", comentou Covas.

O novo CAPS é a 30ª unidade desse tipo no município, voltada especificamente para atendimento Infantojuvenil, sendo o sétimo na Zona Leste. A unidade será referência para atendimento em Ermelino Matarazzo, região com cerca de 207 mil habitantes. A meta é oferecer cuidado em saúde mental a 300 pacientes com cadastro ativo. Para isso, a unidade conta com uma equipe de 29 profissionais, formada por psiquiatra, neurologista, dois psicólogos, três terapeutas ocupacionais, assistente social, dois fonoaudiólogos, farmacêutico, dois técnicos de farmácia, gerente de saúde mental, dois enfermeiros, assistente administrativo, seis auxiliares de enfermagem, quatro auxiliares administrativos e dois oficineiros.

O custo mensal para o funcionamento é de aproximadamente R$ 150 mil. Para implantação do serviço foram investidos pela Prefeitura outros R$ 54 mil, na aquisição de mobiliário e equipamentos. O gerenciamento é feito pelo Serviço Social da Construção (SECONCI), uma Organização Social de Saúde (OSS), em parceira com Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O prédio alugado na Rua Antônio Bonici, no número 18, conta com 17 salas com recepção, farmácia, dois consultórios para atendimento, duas salas de grupo, sala de observação, sala de procedimentos, sala de acolhimento, três sanitários, sala multidisciplinar, copa, sala administrativa, refeitório e depósito de material.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo dispõe de 30 Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis – CAPS IJ –, com 4 deles funcionando 24 horas (CAPS III), 31 CAPS Adulto, sendo 6 deles com funcionamento 24 horas (CAPS III), e 26 CAPS AD (Álcool e outras Drogas), tendo, entre eles, 11 com atendimento 24 horas (CAPS III).

Serviço:
Endereço: Rua Antônio Bonici, 18. Jardim Matarazzo
Horário de atendimento: das 7h às 19h