Maternidade Cachoeirinha é finalista do Premia Sampa 2018

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também concorre com projetos em outras categorias

O projeto “O que importa para você? Uma campanha pelo cuidado centrado na pessoa” é uma ação que ocorre no Hospital Municipal e Maternidade Escola - Vila Nova Cachoeirinha (Maternidade Cachoeirinha) com os pacientes internados, desde março de 2018, e está entre os dez finalistas do Premia Sampa 2018, na categoria Inovação Aberta, entre 143 projetos enviados. A cerimônia de premiação acontecerá dia 12 de dezembro, no Theatro Municipal.

Este projeto tem o objetivo de criar um elo de compaixão e empatia entre profissionais de saúde e pacientes. A metodologia é bem simples: pergunte o que importa, ouça o que importa, faça o que importa. De acordo com as importâncias colocadas, o médico avalia o que está em seu alcance para que possa amenizar as angústias dos pacientes e familiares no período de internação.

O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2010, e chegou ao Brasil pela Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), em 2016. A Maternidade Cachoeirinha inspirou-se, inicialmente, nos trabalhos desenvolvidos nas unidades da ACSC, que cedeu seus artigos de comunicação visual. Soma-se a esse conjunto de ações o trabalho voluntário do cabeleireiro Francisco Borges com os pacientes todas as terças-feiras, na parte da manhã, há mais de 15 anos. As ações não são apenas realizadas com os pacientes, mas também com os funcionários, com o intuito de cuidar do cuidador.

Além da maternidade Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também concorre com projetos em outras categorias:

  • Categoria I - Inovação em Processos Internos:

- Capacitação aos funcionários da recepção das unidades da Coordenadoria Regional de Saúde Leste/SMS-SP.
Acolhimento: Olhar humanizado e qualificado na perspectiva do Sistema Único de Saúde.

- Avaliação das atividades de biossegurança e gerenciamento de resíduos laboratoriais: o uso do ciclo PDCA para
diminuição de riscos no trabalho.

- SisdamWeb.

  • Categoria III - Inovação aberta:

- Gestão de dados de produção do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis com ferramentas online
gratuitas (SMS/CEJAM).

- Devolva-me (SMS/CEJAM).

Clique e confira a lista dos projetos finalistas do Premia Sampa 2018.

 

Premia Sampa 2018

O Premia Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (SMG) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que tem como objetivos:

• Reconhecer publicamente as melhores práticas de gestão pública no município;
• Valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria do serviço público, resultando em benefícios para os cidadãos;
• Promover práticas inovadoras na gestão municipal, seja pela melhoria de práticas existentes, seja pela adoção de novas práticas que sirvam de referência e inspiração;
• Apoiar a estratégia de modernização da administração pública da Prefeitura do município de São Paulo;
• Difundir as melhores práticas, tornando-as referências em serviços públicos para o país e, assim, contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional.
São três as categorias: Inovação em processos internos; Inovação em serviços e políticas públicas; Inovação aberta. As três iniciativas vencedoras de cada uma dessas categorias serão conhecidas durante a cerimônia de premiação, no dia 12 de dezembro.


Cerimônia de Premiação:
Data:12 de dezembro de 2018
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Theatro Municipal – Pça Ramos de Azevedo, s/nº
Para confirmar presença no evento, basta preencher o formulário disponível no link:
http://bit.ly/PremiaSampa2018