Mais três estações da Linha 4-Amarela ganham dispensadores gratuitos de camisinhas

Parceria entre o Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo e a concessionária ViaQuatro agora vai abranger as estações Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho

Por Thiago Pássaro

As estações Luz, Higienópolis-Mackenzie e Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô, passam a contar, a partir desta sexta-feira (10), com enormes dispensadores de camisinhas gratuitas. Cada display tem capacidade de armazenar mais de 14 mil preservativos. O objetivo é ampliar os pontos de distribuição das camisinhas na cidade, tornando esse insumo de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/HIV o mais acessível possível. As estações República, Pinheiros e Butantã, também da Linha 4-Amarela, já faziam parte da parceria entre o Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo e a concessionária ViaQuatro, que administra a linha.

“A prevenção tem que estar onde as pessoas estão. É por isso que o Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS) de São Paulo tem uma série de atividades que acontecem fora dos muros das unidades de saúde”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS, órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

“Além das estações do Metrô, as camisinhas podem ser retiradas gratuitamente nos cerca de 30 terminais de ônibus municipais de São Paulo e também em todas as unidades municipais de saúde da capital paulista”, complementa.

O projeto-piloto começou no último dia 2 de abril na estação República, que faz conexão com a Linha 3-Vermelha. No mês seguinte, os dispensadores dos preservativos chegaram às estações Pinheiros e Butantã. Até agora, mais de 604 mil camisinhas já foram distribuídas nas estações da linha 4 – Amarela.

Cartaz com fundo branco com letras em preto e lilás que reproduz em amarelo o desenho esquemático das estações da linha amarela do metrô