Postos volantes reforçam vacinação contra febre amarela e Influenza em São Paulo

Moradores da capital poderão receber as doses no Centro Cultural São Paulo neste sábado (21) e no Ceagesp na segunda-feira (23)

Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal de febre amarela e Influenza no município, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo vai instalar postos volantes em dois pontos de intensa circulação de pessoas nos próximos dias.

Quem decidir visitar o Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, neste sábado (21), pode aproveitar o passeio para colocar a vacinação em dia. A ação promovida pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro vai disponibilizar as doses contra febre amarela e Influenza, das 10h às 16h.

Na segunda-feira (23), a imunização ocorre na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). A ação acontece das 8h às 16h e é organizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Lapa.

Além dos postos volantes, as vacinas continuam disponíveis nos postos de saúde da capital durante a semana e nas unidades que ficam abertas aos finais de semana. A lista dos locais que estarão de plantão neste sábado (21) pode ser acessada neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=248543.

A SMS lembra que a cobertura da vacina de febre amarela ainda está em torno de 57%, abaixo da meta de 95%. O vírus da febre amarela segue em circulação no município de São Paulo. Até o momento, 13 pessoas, residentes da capital, contraíram a doença na cidade de São Paulo, dos quais seis evoluíram para óbito. Além disso, foram registrados outros 135 casos de residentes do município, mas que contraíram a doença em outros locais fora da capital.

Influenza

A SMS reforça que a campanha de vacinação contra a gripe, que começou em 23 de abril, se encerrou em 23 de junho, após ter sido prorrogada por duas ocasiões em uma tentativa de atingir a meta de vacinação. As unidades de saúde da capital continuam ofertando as doses remanescentes da ação ao público-alvo, o que deve ocorrer até o fim dos estoques.

O município conta atualmente com pouco mais de 54 mil doses restantes distribuídas entre as regiões Norte, Sul, Leste, Sudeste e Centro-Oeste, podendo, portanto, haver desabastecimentos pontuais, onde forem se esgotando os estoques da unidade.

Até o último dia 12, foram aplicadas 3.046.496 de doses, o que corresponde a 78,8% da meta de vacinar 90% dos públicos-alvo. Por conta da baixa adesão entre os grupos prioritários, a secretaria decidiu, no último dia 25, ampliar a vacinação para dois novos grupos: crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

O índice de vacinação segue abaixo do esperado entre as gestantes (54,8%) e crianças de 6 meses a 5 anos (58,4%). Em contrapartida, os melhores índices estão entre a população indígena (122,5%), adultos com 60 anos ou mais (91,7%), e puérperas (90,2%). Nos novos grupos não está sendo avaliada a cobertura vacinal, somente as doses aplicadas.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe - H1N1, H3N2 e Influenza B.

Casos e óbitos de Influenza

Desde janeiro de 2010, por orientação do Ministério da Saúde (MS), são de notificação compulsória somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e os surtos de Síndrome Gripal (SG) em instituições.

Em 2018, até a última terça-feira (17), foram confirmados na cidade de São Paulo 702 casos de SRAG pelo vírus Influenza: sendo 371 para Influenza A H1N1 (pdm09), 73 para Influenza A H3 Sazonal, 210 para Influenza A não subtipado, e 48 para Influenza B. No mesmo período, 59 dos casos de SRAG confirmados para Influenza evoluíram para óbito: com 42 para Influenza A H1N1 (pdm09), seis para Influenza A H3 Sazonal, cinco para Influenza A não subtipado, e seis para Influenza B.

Em todo ano de 2017, foram confirmados 402 casos de SRAG pelo vírus Influenza, sendo que 38 casos confirmados para Influenza evoluíram para óbito: um (1) para Influenza A H1N1 (pdm09), 21 casos para Influenza A H3 Sazonal; sete para Influenza A não subtipado e nove para influenza B.

Serviço:
Postos volante febre amarela e Influenza
Centro Cultural São Paulo
Data: Sábado (21)
Horário: 10h às 16h
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Centro

Ceagesp
Data: Segunda-feira (23)
Horário: 8h às 16h
Endereço: Ceagesp - Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, 05316-900 - Portão 14