Enfrentamento da violência contra a mulher é tema de debate na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP 2018

O encontro possibilitou diferentes mesas de debate e reflexão sobre o tema

Por Patrícia Santos

O enfrentamento da violência contra a mulher faz parte das metas prioritárias da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte. Assim, em outubro 2017, a coordenadoria estabeleceu parceria com o Ministério Público (MP) para o desenvolvimento do projeto “Prevenção da Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família” (PVDESF). Atualmente, o programa está sendo desenvolvido na região de Perus, com previsão de ser brevemente implantado nos territórios da Brasilândia e Pirituba.

Ampliando as parceiras em ações relacionadas a este projeto, no dia 7 de abril o coordenador da CRS Norte, José Mauro Del Roio Correa, foi convidado pelo MP a integrar o painel “O Empreendedorismo como Ferramenta Para o Enfretamento da Violência Doméstica Contra a Mulher”, na Feira do Empreendedor 2018 do Sebrae-SP – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

“Nosso trabalho é garantir que todas as Unidades de Saúde da Norte tenham o Núcleo de Prevenção de Violência, para acolher e atender as mulheres do território de forma eficaz e resolutiva”, afirma o coordenador.

Também participaram do evento, Fabiana Cespedes, Supervisora Técnica de Perus, Fabíola Sucasas Negrão Covas, Promotora de Justiça do GEVID/Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e assessora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, e profissionais de saúde das regiões onde o projeto está em andamento.

“A violência é pauta de saúde pública, pois as mulheres que sofrem e são afetadas por ela irão buscar atendimento em unidades públicas. Por isso, é fundamental o envolvimento dos órgãos de saúde, no que diz respeito à prevenção e ao acolhimento”, explica a promotora Fabíola Sucasas.

Tema de grande relevância epidemiológica, o encontro possibilitou diferentes mesas debates e reflexões sobre a violência contra a mulher, , também apresentou as cartilhas distribuídas em residências visitadas por Agentes Comunitários de Saúde, cuja impressão foi realizada pelo Sebrae-SP. O material contém diversas orientações para as mulheres em situação de violência.

”O principal objetivo é divulgar para a comunidade as ações de enfretamento à violência por meio de iniciativas empreendedoras, pois sabemos que o fator econômico pode ser um impeditivo para que a mulher alcance autonomia e se torne mais empoderada”, destaca a psicóloga e assessora da CRS Norte, Elaine Aparecida Lorenzato, sobre a relevância do tema no painel.

Superando a violência

Em celebração ao mês da mulher, em março a CRS Norte e a Supervisão Técnica de Saúde (STS) de Perus em parceira com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o Sebrae promoveram o evento “Empoderamento das Mulheres de Perus, Através de Iniciativas Empreendedoras”, no Centro Educacional Unificado (CEU) de Perus.

Exposição de artesanato de grupos femininos da região de Perus, apresentações artísticas com a temática da mulher, e o depoimento da empresária do ramo alimentício, Maíra da Costa Pedro Nogueira da Luz, fizeram parte da programação do evento. Maíra falou da importância da sua parceria com o Sebrae e de participar de encontros dessa natureza. “Para mim como empreendedora negra é uma realização participar do evento. Faço parte de um dos grupos que mais sofrem com a violência e acho importante mostrar que outros caminhos são possíveis”, afirma.

Cerca de 350 pessoas participaram do encontro, como o coordenador da CRS Norte Dr. José Mauro, membros da comunidade, profissionais dos serviços de saúde, da Guarda Civil, da Prefeitura Regional, da Educação, do Ministério Público Estadual e do Sebrae-SP.