Em um mês de funcionamento, UPA Santo Amaro chega a 11 mil atendimentos

Juntas, clínica médica e ortopedia somaram 9.548 consultas de urgência e emergência

Desde que foi inaugurada, em 5 de março deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro atingiu a marca de 11 mil atendimentos de urgência e emergência em clínica médica, ortopedia, pediatria e psiquiatria.

A nova unidade de saúde substituiu e qualificou o serviço que antes era ofertado pelo Pronto Socorro Municipal Dr. José Sylvio de Camargo, em Santo Amaro, e que estava recebendo cerca de sete mil pacientes por mês.

Somente na especialidade de clínica médica foram realizadas 6.436 consultas e, para a especialidade de ortopedia, 3.112. No último dia 26, quando foi registrado o maior fluxo da unidade, foram prestados 521 atendimentos.

Localizada na Rua Carlos Gomes, 661, a UPA Santo Amaro tem quatro andares com consultórios médicos, além de salas de medicação, inalação, realização de sutura, curativo e gesso, e salas para observação (adulto, infantil e psiquiatria). A unidade está sob a gestão da Organização Social Santa Catarina – Associação Congregação de Santa Catarina.

A nova UPA conta, ainda, com 10 médicos no plantão diurno, sendo quatro clínicos, dois pediatras, dois ortopedistas e dois psiquiatras e, no plantão noturno, ao menos dois clínicos, totalizando oito profissionais.

“É uma marca significativa obtida em tão pouco tempo que comprova o acerto no investimento de um equipamento deste tipo e a importância dele para toda a população da região. E a tendência, a medida que forem tomando conhecimento desta nova UPA, é um incremento neste total de atendimentos, desafogando outras unidades de emergência e urgência”, afirma Marco Antonio Carvalho, coordenador da Regional de Saúde Sul.