Sesc Campo Limpo recebe Exposição Ambientes Verdes e Saudáveis

Gratuito, evento com exposições temáticas ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente acontece de 20 a 25 de março

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) realiza a exposição Ambientes Verdes e Saudáveis, no Sesc Campo Limpo (SP), entre os dias 20 e 25 de março. Gratuito, o evento contará com sete estandes, com exposições temáticas ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. Em um dos espaços, por exemplo, o visitante conhecerá técnicas de captação e uso de água de chuva por meio de uma cisterna.

Haverá, ainda, estandes sobre o cultivo de plantas alimentícias e medicinais, aproveitamento integral de alimentos, constituição de mobiliário sustentável, gerenciamento de resíduos sólidos, entre outros temas.

“A exposição Ambientes Verdes e Saudáveis pretende sensibilizar a comunidade quanto à proteção, preservação e economia de recursos naturais e matéria-prima”, afirma Everton Tumilheiro, gestor do PAVS. “Além disso, o visitante irá conhecer e aprender técnicas para a construção de locais saudáveis e sustentáveis.”

Temas dos estandes

• Espaço 1: água, ar e solo
Técnicas de captação e uso de água de chuva, com exibição de uma minicisterna; poluição do ar e sonora; permeabilização de solo.

• Espaço 2: biodiversidade e arborização
Exposição de animais sinantrópicos; cuidados com bichos domésticos; preservação de espécies silvestres; arborização urbana.

• Espaço 3: horta e alimentação saudável
Exibição e ensino de técnicas de cultivo; hortas em equipamentos públicos; plantas alimentícias não convencionais (PANC), aromáticas e medicinais; hortaliças; aproveitamento integral de alimentos.

• Espaço 4: revitalização de espaços públicos
Constituição de mobiliário sustentável; espaços públicos revitalizados.

• Espaço 5: agenda ambiental na administração pública
Sustentabilidade e o ambiente de trabalho; compras verdes; economia de recursos e matéria prima.

• Espaço 6: gerenciamento de resíduos sólidos
Coleta seletiva; compostagem; museu do lixo eletrônico; reaproveitamento de material reciclável; resíduos perigosos; amostra de decomposição dos detritos.

• Espaço 7: cultura e comunicação
Artesanatos; jogos ambientais; brincadeiras e brinquedos sustentáveis.

Serviço:
Exposição Ambientes Verdes e Saudáveis
Onde: Sesc Campo Limpo - Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - SP
Quando: 20/03 e 25/03
Horário: 8h às 17h (3ª a 6ª); 13h às 22h (sábado); 11h às 20h (domingo)
Quanto: Gratuito

Sobre o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS)

O PAVS é um programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo incorporado na Estratégia Saúde da Família (ESF). Desenvolve ações de promoção de saúde por meio de uma agenda integrada ao meio ambiente, construindo espaços saudáveis e sustentáveis.
Data de Publicação: 19/02/2018
Fonte: Comunicação Máquina Cohn & Wolfe/CEJAM