Atividades diversas festejam Dia da Mulher nas unidades de saúde da zona Sul

Dança, palestras, massagem e orientações sobre saúde feminina são algumas das ações que farão parte das celebrações

Por Taynara Carmo


Com o intuito de celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, nesta quinta-feira, as unidades de saúde da zona Sul preparam diversas atividades de conscientização sobre os cuidados com a saúde feminina e questões pertinentes às mulheres. Desde a última segunda-feira (5), aliás, já tem unidade realizando essas ações, que devem se estender até o próximo sábado (10).

Santo Amaro e Cidade Ademar

A AMA/UBS Parque Doroteia oferecerá palestras nas salas de espera sobre saúde de mulher e Lei Maria da Penha. A UBS Laranjeiras também terá palestras na sala de espera abordando a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Já a UBS Jardim Apurá fará uma roda de conversa sobre Práticas de Embelezamento Feminino na quadra em frente à unidade, às 7h da manhã. As atividades acontecerão nesta quarta-feira (7).

Para cuidar da saúde e bem-estar das usuárias da unidade, a AMA/UBS Vila Constância fará uma atividade com zumba e outros tipos de dança, às 12:30h, na sexta-feira (9). Na quinta-feira, todas as colaboradoras da UBS Mar Paulista vão receber massagem como forma de agradecimento aos serviços prestados na unidade.

Capela do Socorro

A UBS Jardim Castro Alves caracterizou a unidade em celebração ao Dia Internacional da Mulher e promoverá palestras informativas sobre saúde feminina durante toda a semana. Já a UBS Jardim Novo Horizonte oferecerá aula de zumba nesta quarta.

A UBS Jardim Mirna vai realizar diversas ações na quinta-feira. Dentre elas, a unidade vai fazer um bingo, sessão de beleza, apresentação musical e intensificação na coleta de Papanicolaou e solicitação de mamografias. Também na quinta, a UBS Orion/Ganhembu fará o “Dia da Beleza”, com maquiagens e penteados para as usuárias, além de sortear uma cesta com produtos de beleza.

Campo Limpo

A UBS Arrastão fará auriculoterapia na Catedral do Campo Limpo, no dia 8. Além da atividade, a unidade também dará palestras sobre os direitos das mulheres e abrirá uma roda de conversa para discutir o assunto. A UBS Parque Maria Helena fará uma palestra sobre a beleza da mulher, além do sorteio de um kit de beleza, na parte da manhã. À tarde, a unidade vai promover um grupo de meditação, nesta quarta e quinta-feira.

A SAE DST/AIDS Jardim Mitsutani distribuirá preservativos femininos, gel lubrificante e dará orientações e panfletos sobre prevenção às ISTs durante toda a semana. A equipe prata da UBS Parque Arariba vai distribuir rosas para as mulheres da unidade, na sexta-feira.

Coordenadoria Regional de Saúde Sul

A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul vai oferecer um café da manhã para as servidoras da direta que atuam na zona Sul, como forma de homenagear as colaboradoras, assim como agradecer aos serviços prestados em prol da saúde da população.

Origem da data

O Dia Internacional da Mulher acontece em 8 de março para celebrar a existência feminina. A proposta surgiu por Clara Zetkin em 1910, no 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que há anos já vinha reivindicando o direito das mulheres.

O incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York, em 1911, que vitimou 146 pessoas, a maioria mulheres imigrantes judias e italianas, potencializou essa luta. E, desde 1975, a data é comemorada no mundo inteiro, reconhecido oficialmente pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).