Carreta do Idoso é a oitava do programa Doutor Saúde a ser entregue

Instalada no Parque da Independência, unidade terá capacidade para atender cerca de 1,2 mil pessoas por mês com infraestrutura tecnológica inédita

  Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entrega nesta sexta-feira (10) a Carreta do Idoso, a oitava do programa Doutor Saúde, parceria com o CIES Global que oferece atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

De 1º de janeiro a 30 de outubro, foram agendados 34.263 pacientes nas carretas do Doutor Saúde e atendidos 24.692. A nova unidade começará a funcionar a partir de 22 deste mês, das 7h às 16h, no Parque da Independência, no Ipiranga, na Zona Sul, com capacidade para atender cerca de 1,2 mil usuários/mês nas especialidades ofertadas, que são: oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia.

O público beneficiado será o usuário de 60 anos ou mais e que tenha sido encaminhado por alguma Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) ou pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

Os atendimentos realizados na unidade móvel acontecem após triagem, que busca a mensuração de sinais vitais, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC). Em seguida, passa por avaliação especializada em fonoaudiologia com audiometria tonal (audição) e vocal (fala), oftalmologia completa (refração, tonometria, mapeamento de retina, fundo de olho e biometria) e odontologia, com protético para avaliação e adaptação de prótese dentária – neste caso, próteses totais/completas.

Para pacientes diagnosticados com catarata e que estejam aptos para realizar a cirurgia, o encaminhamento ocorre para uma das unidades de referência do CIES Global ou unidade de saúde municipal.

Além disso, a Carreta do Idoso fornecerá óculos de grau e aparelhos auditivos para os casos mais complexos, se identificada a real necessidade. Os óculos são fruto de uma parceria entre o CIES e a multinacional Essilor. Será também atribuição da Carreta do Idoso fornecer orientações preventivas aos munícipes e treinamento para equipes de agentes de saúde da comunidade.

A Carreta

A Carreta do Idoso, com 48 metros quadrados, conta com tecnologia avançada e inovadora, que auxilia na mobilidade do equipamento por meio do sistema hidráulico Stop and Go, que, por meio de pistões, eleva e abaixa a estrutura do consultório. Além disso, o sistema permite abrir as laterais do container, dando maior estabilidade para o equipamento e mais conforto aos usuários.

Os atendimentos na Carreta do Idoso serão custeados com apoio de recursos de emenda parlamentar do vereador George Hato, conjuntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo; toda a estrutura física foi financiada por investidores do Family Fund do CIES Global Brasil.

Sobre o Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos.

O programa teve início em Itaquera com três carretas: Oftalmológica, Saúde do Homem e Vascular. A Carreta Oftalmológica tem apoio de um micro-ônibus de oftalmologia, para entrega de óculos gratuitos aos pacientes atendidos. Já foram entregues 2.632 óculos à população.

O programa conta com apoio do CIES Global, que tem como objetivo dar à população de alta vulnerabilidade social o acesso a exames médicos de baixa e média complexidades, por meio de unidades móveis e sistema de gestão de saúde que pratica os valores da tabela SUS.

Cada unidade fica por dois meses em cada uma das regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), realizando o rodízio dos tipos de especialidade das unidades em cada região.

Os atendimentos são realizados de acordo com o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A carga total de atendimentos prevista por unidade é de 1.200 pessoas por mês.

Atualmente há sete carretas em funcionamento na cidade:

1. Saúde do Homem: ficou dois meses em Perus (ZN), passou por Itaquera (ZL); e desde setembro está em Capela do Socorro;

2. Oftalmológica: ficou dois meses na Capela do Socorro (ZS), passou por Perus; e desde setembro está em Itaquera;

3. Vascular: ficou dois meses em Itaquera, passou por Capela do Socorro; e desde setembro está em São Matheus;

4. Tomografia: desde 16 de maio em atendimento em Santo Amaro (ZS);

5. Coloproctologia: ficou de 19 de junho até agosto em São Mateus (ZL); desde setembro está em Perus;

6. Dermatologia: desde 24 de julho na Capela do Socorro;

7. Da Mulher: desde outubro em Santo Amaro.

A unidade de Dermatologia dá apoio ao programa de teledermatologia em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein anunciada no fim de junho deste ano. As carretas funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e, para utilizar o serviço, é necessário fazer o agendamento em uma UBS. A Prefeitura paga apenas por procedimento realizado.
O próximo passo do programa é a disponibilização de mais três unidades, para atendimentos em Saúde Escolar, Gastroenterologia e Odontologia.

Serviço:
Carreta do Idoso – Programa Doutor Saúde
Local: Parque da Independência – Av. Nazareth, S/N – Ipiranga
Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 16h
Início do atendimento: 22 de novembro