Programa Municipal de DST/AIDS expõe trabalhos no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Evento acontece entre os dias 7 e 11 de outubro em Florianópolis (SC)

Por Thiago Pássaro

O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, conseguiu a aprovação de dois trabalhos para serem expostos no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O evento acontece em Florianópolis (SC) entre este sábado (7) e a próxima quarta-feira (11).

“Participar desse congresso nacional é uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios e também de mostrar o que a cidade de São Paulo tem feito, por meio da sua rede de serviços especializados, no campo das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e AIDS”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/AIDS.

A gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Guaianases, que fica na zona Leste da capital paulista, Eliane Aparecida Sala, foi uma das autoras que conseguiu ter a pesquisa aprovada, ao escrever sobre a articulação das ações de prevenção às ISTs/HIV/AIDS com população em situação de rua de Lajeado, na periferia de São Paulo.

“Essa população encontra dificuldades no acesso aos serviços de saúde, bem como informações e insumos de prevenção, tornando-a mais vulnerável para a questão do HIV”, comenta Sala.

O outro trabalho aprovado é o da Patrícia Martins de Sá, gerente do CTA São Mateus, também na zona Leste. A pesquisa foi a respeito do estigma e do preconceito contra os trabalhadores portadores de HIV/AIDS.

“Observou-se claramente a perda dos direitos trabalhistas e o quanto esses profissionais são marginalizados em seu local de trabalho. A informação é fundamental para a quebra dessa barreira”, conclui.

As gerentes terão os trabalhos expostos em formato de banner e concorrem ao prêmio das melhores pesquisas apresentadas no congresso. O resultado será divulgado na cerimônia de encerramento do evento, que acontece a partir das 17h30 de quarta-feira.

O X Congresso Brasileiro de Epidemiologia é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Para mais informações sobre o evento, acesse: epi.org.br.