Aplicativo do Programa Municipal DST/AIDS auxilia na prevenção à transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites

Lançamento do TVSP acontece durante os Congresso de HIV/AIDS e hepatites virais em Curitiba (PR)

Por Thiago Pássaro

Prevenir a transmissão vertical (TV) do HIV, sífilis e das hepatites B e C vai ficar mais fácil. O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, vai lançar durante os 11º Congresso de HIV/AIDS e 4º Congresso de Hepatites Virais, a partir desta terça-feira (26), o TVSP, um aplicativo gratuito com informações técnicas sobre esse método de transmissão de infecções de mãe para filho.

“Nossa ideia foi contribuir para a melhora da qualidade da atenção à saúde no enfrentamento da transmissão vertical”, afirma Robinson Fernandes de Camargo, médico e consultor técnico do programa municipal.

O doutor explica que além das já conhecidas formas de transmissão do HIV, da sífilis e das hepatites B e C, como o sexo desprotegido e o compartilhamento de seringas durante o uso de drogas, a transmissão vertical também é uma das origens de contágio. É quando há infecção da mãe para a criança, seja durante a gestação, no próprio parto ou até no aleitamento.

“É preciso tomar uma série de cuidados e seguir métodos de assistência para que se possa prevenir a TV, como a gestante ter acompanhamento durante o pré-natal, a atenção ao parto e a oferta de fórmula láctea (https://goo.gl/iG8X6w) para o consumo do bebê até a criança completar dois anos de idade”, esclarece Camargo.

A partir agora, com o TVSP, essas informações de prevenção estão mais acessíveis e detalhadas aos profissionais da saúde. O aplicativo traz procedimentos a serem seguidos em cada fase da vida da mulher e da criança e por tipo de infecção (HIV, sífilis e hepatites B e C). A tecnologia auxilia ainda, principalmente, as equipes que atendem em maternidades a tomarem decisões desde o pré-parto ao puerpério.

O TVSP está disponível para download gratuito para smartphones Android, na Play Store, a loja de aplicativos do Google. Em breve também poderá ser baixado na Apple Store: https://goo.gl/7DcNYe

 Congressos

O lançamento oficial do app será no espaço Comunicação dos Congressos. No local, haverá um totem touch screen em que os participantes poderão interagir e conhecer a tecnologia para posterior download gratuito no celular.

Estão previstas as participações da Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV), dra. Adele Benzaken, do diretor e da diretora-adjunta do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo, Dr. Arthur Kalichman e Dra. Maria Clara Gianna, da Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo, Cristina Abbate, e da Oficial de Projetos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Mariana Braga.

Os 11º Congresso de HIV/AIDS e 4º Congresso de Hepatites Virais são organizados pelo Ministério da Saúde e acontecem entre esta terça-feira (26) e sexta-feira (29) na cidade de Curitiba, no Paraná. Nesse ano, o tema é Prevenção Combinada: Multiplicando Escolhas.

“Esses congressos são muito importantes para a troca de experiências de sucesso no enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/HIV/AIDS entre cidades de todo o Brasil. É a oportunidade, inclusive, de São Paulo compartilhar o que tem feito nessa área”, ressalta Abbate.

O Programa Municipal de DST/AIDS participará com apresentações de trabalhos e presença em mesas de debate a convite do Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre os congressos, acesse: hepaids2017.aids.gov.br. A programação completa está disponível em: goo.gl/pe2Ko7. Acompanhe a cobertura especial dos eventos nas redes sociais do Programa Municipal DST/AIDS (Facebook, Twitter e Instagram – @programadstaids).