CER III Santo Amaro entrega cadeiras rodas aos usuários

No final deste mês, o Centro Especializado em Reabilitação entregou mais de vinte cadeiras de rodas aos seus pacientes

Por Marie Serafim

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Santo Amaro realizou em 23 de junho último um mutirão de entrega de cadeiras de rodas adaptadas que beneficiou pacientes da região sul (Santo Amaro e Cidade Ademar).

Foram entregues 23 cadeiras adaptadas. “A gente acha que a cadeira de roda é só uma cadeira, mas não é não. Com ela, a pessoa pode sair da cama para ganhar o mundo, ir ao quintal, pegar ônibus, qualquer coisa. Melhora a autoestima, a independência e o humor do usuário. Há pacientes que demonstram grande alegria ao se sentarem na cadeira nova”, revela Silvana Bertoncini, gerente do CER III Santo Amaro.

Os usuários passam por avaliações para as cadeiras serem produzidas de acordo com as suas necessidades (correta para a sua lesão, para o seu corpo e para as suas limitações), a fim de lhes proporcionar o maior nível de independência possível, num processo que engloba avaliação, confecção da cadeira, prova e entrega.

O paciente, ainda na avaliação, pode escolher a cor da cadeira e o tipo de estofamento de sua preferência. No dia da entrega faz outra prova para ver se a cadeira está adequada ou não. Caso não esteja, ela é devolvida ao fabricante para que este corrija os problemas apontados e é entregue ao paciente no prazo de menos de uma semana.

Tudo isso para adequar posturalmente o paciente à cadeira deixando-o confortável e promovendo mais qualidade de vida. "Com uma adequação postural bem feita, é possível transformar a vida do cadeirante, pois isso ajuda a evitar muitos problemas físicos e psicológicos: respiratórios, digestivos, de sociabilidade, de desempenho (escola, trabalho), entre outros, avalia Nathália Monteiro de Oliveira, terapeuta ocupacional, e representante da Pessoa com Deficiência da Secretária Municipal de Saúde, que acompanha de perto todos os mutirões de cadeiras que acontecem ao longo do ano. A gerente do CER III, Silvana, completa: “a condição adequada de uma cadeira muda o dia a dia do usuário; não permite que as lesões se agravem e proporciona uma maior independência e qualidade de vida a ele”, aprova ela.


Cadeira nova, vida nova

Quitéria Lau da Silva, mãe do Fabrício Ferreira Lima, 16 anos, não esconde sua felicidade ao ver seu filho saindo do CER III em sua cadeira de rodas nova, com um sorriso escancarado e os olhos reluzentes. "A adaptação da cadeira ficou ótima, nos últimos três anos, ele praticamente ficava o dia e noite na cama, porque a cadeira dele não era adaptada; eu só a usava para levá-lo nas consultas e, a partir de hoje, ele ficará mais tempo sentado, o que é necessário e muito importante para ele".

"A cadeira de rodas são as pernas do meu filho", diz Cilene Zanola da Silva, mãe do pequeno João Pedro Zanola Silva, 9 anos, que ainda não saiu do CER com sua cadeira nova, por causa de uns pequenos ajustes que ainda precisam ser feitos, mas na próxima quarta-feira, dia 27, já estará com ela. "A entrega de cadeiras é muito importante”, emenda Cilene, “pois muitas vezes a nossa já está antiga e causa deformidade na coluna".

Segundo Lourdes Braghini, avó e “mãe” de Daniel Schumacher, 12 anos, a cadeira do Daniel estava toda em pedaços e com a nova a dores nas costas e bumbum vão passar, assim como as pernas ficarão no lugar adequado. “Vai melhorar muito a qualidade de vida dele, tanto na escola quanto em casa", anseia ela.


Próximo mutirão de entrega de cadeiras

O próximo mutirão de entrega de cadeiras está previsto para acontecer nos dias 17 e 18 de agosto, porém o processo começa antes disso. Os dias 20 e 21 de julho serão destinados à avaliação dos pacientes (medição, escolha da espuma, cor da cadeira, etc.); e em 3 e 4 de agosto eles irão provar as cadeiras para ver se é preciso ou não fazer adaptações ou correções nas mesmas. Vale lembrar que no dia da entrega as cadeiras podem precisar de mais ajustes ou adaptações, mas isso não retarda muito o prazo de entrega.

Para receber uma cadeira de rodas pela rede municipal o usuário precisa ser diagnosticado com uma deficiência pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo Ambulatório que frequenta e ser encaminhado para um Centro Especializado em Reabilitação para ser avaliado, entrar na fila de espera e ser chamado, se for o caso.

Serviço

CER III Santo Amaro

Avenida Miguel Yunes, 491 – Santo Amaro