Campanha de vacinação contra a gripe ganha mais tempo e amplia público-alvo em SP

Mais de 2,6 milhões pessoas se imunizaram na cidade; população de 55 a 59 anos também vai ser vacinada

Acompanhando o parecer da Divisão Estadual de Imunização, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu o prazo da campanha de imunização contra o vírus Influenza e ampliou o público-alvo na cidade de São Paulo. A vacinação contra a gripe agora irá até o próximo dia 23 de junho. E, além de manter o foco nos grupos prioritários, foi incluída a população na faixa etária dos 55 aos 59 anos como beneficiária. Até o momento mais de 2,6 milhões de pessoas tomaram a vacina, o que corresponde a 74% da meta de imunização dos grupos prioritários.

Como o nível de adesão dos grupos prioritários foi significativamente alto, a SMS não precisou estender a imunização para toda a população, como ocorreu em outras cidades, que indicaram menores índices de vacinação do público-alvo.

A SMS pretende, neste último período, aumentar ainda mais o índice de adesão. Por isso, a recomendação nesta reta final da campanha é que os integrantes dos grupos específicos busquem um posto ou unidade de saúde para se imunizarem contra o vírus Influenza.

Integram os grupos prioritários os trabalhadores da saúde (pública e privada), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de carta com pedido do médico), professores das escolas públicas, privadas e população privada de liberdade (presídios e cadeias), funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa.

Nas últimas semanas, foram incluídos ainda policiais civis e militares, bombeiros, carteiros e funcionários do Poupatempo e Defesa Civil, além de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Estes profissionais estão sendo imunizados com uma cota extra de vacinas disponibilizada pelo governo do Estado de São Paulo.

A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e de pneumonia. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina.

Algumas pessoas podem apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a imunização.

“As partículas de vírus presentes na vacina estão ‘mortos’. Ou seja, a imunização não provoca gripe. O procedimento é bem simples e quase sempre indolor. Além da população de 55 a 59 anos, esperamos que mais pessoas pertencentes aos grupos prioritários busquem os postos de saúde para tomar a dose”, comenta Cristina Shimabukuro, coordenadora da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).

A campanha teve início em 17 de abril e a relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa).