Novo conselho gestor do Hospital Dia da Rede Hora Certa Campo Limpo toma posse

Os dez novos conselheiros tomaram posse para a gestão 2017-2019

Por Marie Serafim

A unidade do Hospital Dia da Rede Hora Certa do Campo Limpo conheceu no dia 6 de abril os novos integrantes do seu Conselho Gestor.

A equipe do conselho gestor da unidade é formada por dez integrantes, sendo quatro  funcionários – qualquer área pode se candidatar – da própria unidade, e mais seis representantes da comunidade, geralmente representados por pessoas com idades acima dos 40 anos. O cargo tem duração de dois anos.

Além de fiscalizar como estão as unidades de saúde, os serviços, os funcionários, etc., os gestores são responsáveis por levantar informações de problemas, demandas que não são cumpridas, entre outros, com os usuários e/ ou testemunhado por eles mesmos.

“A função de um gestor é fiscalizar, cobrar, não só na área dentro da unidade, mas fora da unidade; Supervisão, Coordenadoria, Secretaria e assim por diante”, diz Maria José Mendes ex-conselheira.

Depois de sintetizar as questões levantadas por eles, a próxima etapa é expor os assuntos na reunião mensal do conselho gestor juntamente com o gestor da unidade. É feito um relatório apontando todos os assuntos e se houver alguma reivindicação mais complexa e que envolva outros aspectos além da saúde, ela é anexada ao relatório e encaminhada para a Prefeitura Regional da região para tomar as medidas cabíveis.

Chegadas e Despedidas

Na cerimônia de posse, os novos gestores estavam bem animados e cheios de energia para começarem seus mandatos. Um deles, a aposentada Eliana Mendes de Queiroz da Cruz, contou que espera somar esforços junto à equipe dos conselheiros e representar bem a população, trazendo soluções a possíveis problemas que possam prejudicar a saúde da comunidade.

Já Maria José revela que deixa o cargo satisfeita com o bom desempenho obtido e com a parceria e respeito que o gestor da unidade Jean Cley Miranda dos Santos teve com o conselho. Ainda deixou claro que continuará fiscalizando, mesmo não fazendo mais parte do conselho gestor, pois, segundo ela, a família dos gestores só cresceu e que agora o termo é "trabalhar em conjunto" para conseguir mais melhorias.

Ser parte do conselho gestor é trabalhar em parceria com a unidade de saúde e com o gestor dela. “O principal benefício entre essa parceria é a transparência na gestão do serviço. Nós somos muito abertos com eles e eles têm abertura para cumprir o papel deles”, fala o gestor Jean Cley Miranda dos Santos.

Todos os novos gestores saíram da cerimônia com certificados, oficializando a entrega do cargo e, no final, foi exibido um vídeo como homenagem aos ex-conselheiros.

Gestores em prol da saúde

O Hospital Dia da Rede Hora Certa do Campo Limpo é uma prova de que, quando a gestão e a comunidade estão juntas, resultados positivos aparecem: a unidade aumentou o número de especialidades médicas passando de nove em 2012 para 26 atualmente, incluindo nutrição e psicologia e, também, por conseguir fazer, por mês, mais de dois mil exames.

"Eu sinto que este serviço é um exemplo para muito outros de igual natureza. Eles costumam dizer que quando a gestão, o controle social e os funcionários trabalham juntos dá certo. Embora ainda não seja um trabalho perfeito, a equipe está dando o seu melhor para que isso aconteça. A comunidade adora o que fazemos e o maior beneficiado é o paciente, pois cada vez mais a gente aumenta a oferta de vagas", finaliza Santos.