UBS Jardim Paranapanema inaugura biblioteca para incentivar o hábito da leitura em seus usuários

Cerca de 100 livros estão à disposição para quem frequenta a unidade localizada no Jardim Ângela

Por Marie Serafim

Desde o dia 13 de abril, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Paranapanema, em M’boi Mirim, conta com uma minibiblioteca para incentivar o hábito e o gosto pela leitura entre os seus frequentares, enquanto esperam pelo atendimento.

Na sala de espera iluminada, pacientes sentadas ouvem o agente de saúde. À direita, uma estante de madeira com livros e a ilustração de uma árvore na parede.

Instalado na sala de espera da recepção principal da unidade, o “Cantinho da Sabedoria” vai funcionar também na base do empréstimo. O leitor vai poder levar o título que escolher para ler em sua casa, desde que deixe outro no lugar, para que não faltem publicações à disposição dos demais usuários.
O gerente da unidade, Ricardo Amorim Barbosa de Lima, é um dos grandes entusiastas da iniciativa. “Minha expectativa é que o projeto tenha continuidade, e que tantos nossos funcionários quanto nossos usuários comprem a ideia, usem esse cantinho e ajudem a mantê-lo”, torce ele, “que acredita que ler é uma paixão e quem lê vive uma paixão”.

E ele não está sozinho nesse entusiasmo com o projeto. Para Rodrigo Menezes de Oliveira, Agente de Promoção Ambiental (APA) da Unidade, a montagem da biblioteca é muito bem-vinda. “Trata-se de uma ideia bem nobre, porque temos uma população que enfrenta muitas dificuldades, como falta de escolas e acesso à informação, entre outras. Então, quando há pessoas dentro de um local de saúde também preocupadas em proporcionar leitura e cultura aos frequentadores, isso acrescenta algo especial à visão usual que se tem sobre uma UBS”, reflete ele.

UBS não é só lugar de doença

O objetivo do projeto é disseminar a leitura e, com a ajuda dos funcionários da UBS, incentivar os usuários a adotarem o novo hábito por meio da indicação de livros.

A iniciativa também pretende estimular a aproximação de novos usuários, principalmente de jovens em fase escolar, ao equipamento municipal. “As pessoas precisam parar de ver a UBS só com a ideia de doença, de médico, tratamento e cura. Não é mais assim. É também um espaço de aprendizado. E quando você proporciona essa opção para uma população carente, é muito bom”, conclui Oliveira.

Na mesma linha de raciocínio, Lima lembra que “ter acesso à educação e saber ler também são sinônimos de saúde”.

Doações são bem-vindas

A biblioteca conta, no momento, com títulos variados, que vão desde história em quadrinhos, jornais e revistas, até livros didáticos e de literatura.
O acervo foi montado pelos profissionais com o apoio de parceiros do território. E a unidade aceita novas doações, que passam por um processo de avaliação, para garantir a qualidade e o conteúdo do material.

Serviço

UBS Jardim Paranapanema

Rua Pietro da Milano, 100 - Jardim Paranapanema.