UBS Jardim Olinda promoveu sua primeira Roda de Chá

Unidade Básica de Saúde localizada no Campo Limpo cria iniciativa para promover qualidade de vida aos usuários por meio do uso de plantas medicinais

 Por Marie Serafim

Nutricionista de jaleco branco com o logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo conversa com pacientes que estão sentados em círculo.

A UBS Jardim Olinda organizou em março a sua primeira Roda de Chá. Na ocasião foram esclarecidas as dúvidas e os benefícios que o boldo – planta medicinal – traz à saúde, com direito a uma degustação do chá produzido a partir dessa planta.

O intuito da nova atividade é mostrar aos usuários que é possível tratar mal-estares e incômodos leves por meio de formas mais alternativas e naturais.
“A importância dessa roda é resgatar a cultura das pessoas valorizarem uma planta que está ali, no quintal, e saber que ela tem uma função medicinal que pode ajudar em um mal-estar, e também para que não fiquem na só na dependência de uma terapia medicamentosa”, afirmou a nutricionista Walkíria Aparecida Isidoro, responsável pelo grupo.

Com o foco nessa planta originária do Chile – de forte aroma e sabor amargo, que pode ser consumida tanto em sachês de supermercado quanto in natura –, o participantes do grupo foram bem interativos: além de tirar suas dúvidas, eles também contribuíram com suas experiências e conhecimentos à reunião.

A ideia é também utilizar tanto nas rodas como nas residências dos usuários as ervas cultivadas na horta da UBS que já tem algumas plantas medicinais. Porém, é sempre bom lembrar que embora os chás possam ser benéficos à saúde, em excesso podem desencadear efeitos colaterais.

Cuidados na hora de fazer o chá

Durante o encontro as dúvidas que foram surgindo em relação ao modo correto de preparar o chá (que pode ser feito de duas maneiras: por infusão das folhas frescas ou com os saquinhos de supermercado que já veem com as folhas secas e trituradas) foram esclarecidas pela a nutricionista Walkíria e pelo Agente de Promoção Ambiental (APA), Pedro Augusto Albuquerque Silva. “O primeiro passo é regular a temperatura. Geralmente, os pacientes acabam deixando a água ferver muito, o que não é indicado”, explicaram os especialistas. “Também”, completaram eles, “o chá deve ser consumido sem açúcar, e as folhas não devem ser maceradas”.

A usuária Maria Auxiliadora de Paula Amorim gostou do que viu. “Foi importante essa roda no sentido de como fazer o chá, preparar, ter em casa também, fazer da forma correta, foi bem esclarecedor”, enfatiza.

Quem também saiu cheia de conhecimento foi Francisca Brito, usuária da UBS e participante da roda. “Pra mim foi importante, porque eu fiquei sabendo como fazer o chá de maneira correta. Antes eu deixava a ‘folhinha’ dentro da água e fervia. Agora, segundo a explicação da médica, quando a água começa a borbulhar, eu ponho as folhinhas na vasilha, tampo por 10 minutinhos e deixo descansar. Antes, eu sempre deixava a água ferver”, conta.

Encontros mensais

A roda de chá da UBS Jardim Olinda será realizada toda última sexta-feira do mês (a próxima será dia 28 de abril ) e a cada encontro trará novas plantas à discussão, falando dos benefícios, malefícios, tirando dúvidas e, é claro, degustando o chá da planta medicinal pautada no dia.

Serviço

UBS Jardim Olinda
Rua Canori, 190 - Jardim Olinda, Campo Limpo.