População em situação de rua recebe atendimento odontológico no Centro de São Paulo

Equipe de Saúde Bucal da Unidade Odontológica Móvel atende trinta pacientes em quatro dias de ação preventiva no pátio do estacionamento da AMA Sé 24h

Por Nilson Hernandes

Profissionais de jaleco branco e touca conversam com pacientes em frente à Unidade Móvel. Na janela da unidade móvel, um banner mostra fotos de doenças bucais.

Três dezenas de pessoas em situação de rua da área de abrangência territorial da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) – Centro viveram uma experiência ímpar durante a Semana Santa: pela primeira vez na vida, a maioria delas pôde aprender que para evitar as doenças que acometem a boca é fundamental procurar sempre que possível um profissional da odontologia, maneirar no tabaco e no álcool e ter sempre à mão uma escova dentes, um creme dental e uma caneca d’água para um asseio adequado pelo menos três vezes ao dia.

Batizada de Ação Semana de Páscoa, a iniciativa dos profissionais da Unidade Odontológica Móvel (UOM) do Centro, gerenciada pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, contou com o apoio das equipes do Consultório na Rua (CnR) atuantes no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Boracea, Nossa Senhora do Brasil, República e Sé, além dos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Durante os quatro dias da ação, os veículos com as pessoas em situação de rua estacionaram no pátio do estacionamento da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sé 24h, local no qual fica a equipe da UOM: a dentista Debora Cristina Leite Nogueira, a assistente de saúde bucal Geani Marques Sirqueira e o auxiliar técnico administrativo e motorista Wagner Leite Soares.

Felizmente, de acordo com a odontóloga da UOM, nenhum caso suspeito de câncer bucal foi identificado. “Os casos mais comuns atendidos durante a ação foram relativos à limpeza, à extração e à restauração. A demanda por prótese dentária também é grande. A continuidade do tratamento fica sob a responsabilidade do paciente, que deve buscar o encaminhamento com o enfermeiro do CnR”, informa a profissional especialista em Saúde Coletiva.

Para Rosana Ferro, Coordenadora Regional de Saúde – Centro, ações como essa organizada pela equipe da UOM serão replicadas no território. “A Coordenadoria Regional de Saúde - Centro pretende organizar novos eventos como esse, na perspectiva de ampliar o acesso e promover a prevenção dos principais agravos em Saúde Bucal”, ressalta.

Unidade Odontológica Móvel – UOM

Doada pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, a viatura alocada na região central dispõe de todos os equipamentos encontrados em um consultório odontológico. Desde fevereiro, a equipe da UOM tem atuado no tratamento da população em situação de rua.

“Os pacientes em situação de rua são muito gratos pelo cuidado recebido. Percebo que o tratamento ajuda na recuperação da autoestima e serve de impulso na busca por um emprego. O sorriso de agradecimento é a minha maior motivação”, reconhece a odontóloga da UOM.

Sem palavras

Profissional com jaleco branco, touca e bucal segura um aparelho odontológico. Deitado na maca, paciente com boca aberta e braços cruzados recebe o tratamento. Ainda no consultório móvel, ao fundo um ursinho de pelúcia.

Alternando períodos de internação por uso abusivo de álcool e abstinência total, Alexandre Araújo Ribeiro, morador na região da Barra Funda, foi o primeiro paciente a chegar ao pátio da AMA Sé 24h para a avaliação da equipe da UOM, na manhã última quinta-feira, dia 13. “É a primeira vez que passo por um dentista. Esse pessoal que atende a gente aqui é muito humilde. Não tenho palavras para agradecer”, resume.