Novas sedes da AMA Especialidades Capão Redondo e CER Santo Amaro garantem mais especialidades e conforto perto de casa

Entre as melhorias está o investimento de mais de dois milhões de reais na AMA-E e o CER funcionará no prédio da antiga AACD

 

Por José Antonio Leite e Tatiana Ferreira
Fotos : Edson Hatakayema


A Prefeitura está levando saúde para mais perto da casa das pessoas. Prova disso, nesta sexta-feira (3) a Secretaria Municipal da Saúde entregou o novo prédio da Assistência Médica Ambulatorial - Especialidades (AMA-E) Capão Redondo (zona Sul). Desde o dia 25 de abril a unidade já atende na Avenida Comendador Sant’anna, 542. Antes, funcionava na mesma avenida, porém no número 774. Além da presença do secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha, o evento contou com a presença de Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região Sul; Laina Ramos Dell' Aquila Gonçalves, supervisora de saúde do Campo Limpo e conselheiros gestores.

Na sequência, a equipe da ação Saúde em Movimento foi a Santo Amaro, onde conheceu as novas instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Santo Amaro. “A entrega de equipamentos em novos prédios, na periferia da cidade, além de melhorar ainda mais o atendimento à população, atrai mais funcionários para esses serviços e garante a eles melhores condições de trabalho”, afirmou Padilha.

Com a mudança para o novo prédio, foi possível à AMA Especialidades Capão Redondo ampliar o número de especialidades. Passaram de dez para 13: cardiologia, neurologia, reumatologia, ortopedia, angiologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, urologia, psiquiatria, ginecologista, obstetrícia e pré-natal de risco. As três últimas são as novas especialidades oferecidas. Foram investidos mais de R$ 2 milhões entre recursos para a reforma, ampliação, montagem e instalação de sala de ginecologia para atendimento de pré-natal de risco.

‘Melhor atendimento e conforto’

 

Uma das beneficiadas pela inauguração é a dona de casa Graciela Cristina de Souza, que esperava atendimento com dermatologista para sua filha Isabela, de um ano e meio. “Além de estar sendo muito bem atendida, me sinto muito melhor em aguardar em um local novo, amplo e mais perto de casa”, disse Graciela, moradora do Parque Fernanda.

Já a desempregada Lucilete Santiago, residente no Jardim Irene, aguardava a liberação de seu marido, o pedreiro Luciano, que realizava um exame de raio-X. “Já utilizava a AMA no prédio antigo, mas nesse novo local já deu para sentir um melhor atendimento e conforto para quem não pode pagar o preço de um plano de saúde privado”, afirmou.

Na unidade, usuários como Luciano podem realizar exames como raio-x, eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste ergométrico, mapa, holter, ultrassom e exames laboratoriais. Outro benefício da mudança é o novo prédio, que oferece mais conforto e comodidade aos pacientes, inclusive sendo acessível para as pessoas com dificuldades de locomoção ou com deficiência.

A AMA-E é um serviço complementar de atendimento à saúde, que oferece apoio e retaguarda às Unidades Básicas de Saúde. Acolhe usuários que necessitem de atendimento especializado para avaliação e/ou acompanhamento, por meio de agendamento prévio, feito pelas UBS via SIGA Saúde. A unidade pertence ao território da Supervisão Técnica de Saúde do Campo Limpo, está sob gerenciamento do Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (CEJAM) e funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.

CER 3 Santo Amaro está de casa nova

No final da manhã Padilha visitou as novas instalações do CER 3 Santo Amaro, que, com a mudança de prédio, também ampliou a oferta de serviços. A unidade, que antes atendia na avenida Professor Vicente Ráo, 429, agora funciona na avenida Miguel Yunes, 491.

No novo prédio foi possível manter todo o atendimento ambulatorial oferecido à pessoa com deficiência física, auditiva e intelectual, além dos cuidados de reabilitação, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e prescrição de órteses, próteses, aparelhos auditivos e cadeira de rodas que já era feito antes, e ampliar o atendimento à população com a implantação do serviço de hidroterapia.

Afora o espaço físico, busca oferecer maior conforto e comodidade para os pacientes, pois o novo espaço é todo adaptado e com instalações mais amplas e modernas. A unidade tem administração direta, continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e pertence à Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar.

O secretário frisou o esforço que vem sendo feito pela Prefeitura para trazer mais humanização e atendimentos de especialidades à população. “Este é o caso da AMA-E Capão Redondo e do CER Santo Amaro. Com isso, as pessoas estão sendo atendidas mais perto de onde moram. Toda a estrutura da Rede Hora Certa garante mais especialidades para a periferia da cidade de São Paulo”, disse Padilha.