Prefeito e secretário da Saúde acompanham aplicação de larvicida em ponto estratégico da Penha

Nova tecnologia é mais eficaz no combate a larva do Aedes aegypti. Haddad e Padilha visitam obras da futura UBS Vila Esperança

Por Rosângela Rosendo


Nesta sexta-feira (5), o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha acompanharam a ação da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Penha, durante a aplicação de larvicida inédito em terreno na região da Vila Matilde. A iniciativa faz parte da força tarefa que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem empregado para o controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.


A área compreende um dos 80 pontos estratégicos (PE) próximos às regiões que integram a programação de Carnaval das diversas regiões do município e que receberão milhares de foliões neste feriado. O terreno faz parte da lista de 3.200 áreas críticas, que vêm sendo acompanhadas pelas equipes de saúde desde outubro de 2015. Há duas semanas, esses PEs são monitorados por meio de nebulização de larvicida e visitas de controle.


O espaço vistoriado pelo prefeito é um terreno particular na rua Tapari, alugado pela Policia Civil para abrigar carcaças de veículos apreendidos. Situado a 900 metros da avenida Alvinópolis – ponto de concentração do desfile da União das Escolas de Samba no sábado (6), no domingo (7) e na segunda-feira (8) –, o local abriga cerca de 50 carcaças a céu aberto. Elas estão sujeitas ao acúmulo de água de chuva e, consequentemente, a tornarem-se potenciais criadouros do mosquito.


Eficiência

Segundo o prefeito, em geral para combater o mosquito, que pode viver até 20 dias, é usado o fumacê. Mas a aplicação desta nova tecnologia se mostrou mais eficaz para eliminar as larvas, que aguardam meses para se desenvolver. “A Prefeitura aprovou um projeto que permite a entrada das equipes de agentes em qualquer área, seja pública ou privada, para pulverização com este novo larvicida que é mais eficiente. Pois mesmo que o local esteja contaminado, é possível matar a larva”, informou Haddad.


Durante a aplicação do larvicida, realizada por dez agentes de combate a endemias da SUVIS Penha, o secretário da Saúde explicou aos presentes que a aplicação nos PE ocorre a cada 60 dias e, quinzenalmente, passa por avaliação para verificar a negatividade de larvas. “Desde o início do tratamento, o terreno tem se mostrado negativo para foco dengue. O larvicida está funcionando, pois ele mata a larva antes de virar mosquito”, afirmou Padilha.


Em conversa com os moradores da região, o prefeito afirmou que será emitido oficio ao governo do Estado para a remoção dos veículos do local. “Mas enquanto não são retirados, vamos pulverizar o local”, reiterou o prefeito.

Ação regional


Além da região da Penha, a SMS intensificou ações de pré-carnaval na zona Leste em Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaquera, São Mateus, São Miguel e Penha, com panfletagem, controle mecânico e químico, visitas e nebulizações. Na zona Norte, a ação ocorreu em 120 pontos, com visitas e em parceria com o Exército. Na zona Sul foram realizadas atividades de orientação e distribuição de folhetos na Cinemateca, o Parque Ibirapuera e unidades do SESC, bem como aplicação de larvicidas em PE da região.


Na zona Oeste foram vistoriados imóveis como escolas, centros de compras e tribunais. Dados da SMS informam ainda que até o dia 23 de janeiro, equipes de combate ao Aedes aegypti visitaram mais de 110 mil imóveis no município, nos quais 206.546 recipientes foram encontrados, sendo que 44.185 estavam com água parada e 1.196 apresentaram larvas do mosquito.


Vila Esperança é conquista de 30 anos


Ainda na manhã desta sexta-feira, Haddad e Padilha visitaram as obras das futuras instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Esperança, localizada na Avenida Alvinópolis, na Vila Matilde. A unidade é uma conquista da população local que, há quase 30 anos luta pela construção de uma unidade de saúde em terreno próprio da prefeitura.


Com investimento de R$ 4,6 milhões, o novo equipamento faz parte do Plano de Metas da prefeitura e é uma das 15 que estão em construção no município. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2016.


Para Gerolina Pereira Cruz, integrante do conselho participativo da região, a construção da unidade é um acontecimento muito importante para a população local. “Estou muito feliz porque antes não havia uma UBS própria para os usuários. É como uma casa alugada, por mais que você more não é sua residência. Após quase 30 anos de luta, os moradores terão uma unidade definitiva e a contento”, comemora.


Atualmente, a UBS Vila Esperança está funcionamento em imóvel alugado no bairro Vila Esperança, na rua Maria Carlota, e abrange uma população de mais de 40 mil habitantes, sendo 50,8% SUS dependente.


A partir da inauguração, a UBS vai dispor de nove consultórios, sendo um com acessibilidade para pessoas com deficiência e dois de Ginecologia. Em área de quase 1.400 m², a UBS oferecerá ainda atendimento de saúde mental e do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), três equipes de Saúde da Família, coleta de exames, vacinas, curativos, odontologia, fonoaudiologia e psicologia.


“Essa é uma unidade histórica para a população, que sonha há quase de 30 anos com uma unidade própria da prefeitura, com padrão de uma UBS com condições de trabalho para os médicos, para o atendimento à saude da mulher, saúde mental, psicologia. É um sonho realizado pelo prefeito Haddad”, enfatiza o secretário da Saúde. Além desse projeto, estão em andamento 43 obras de integração de unidades e 250 reformas de acessibilidade em equipamentos de saúde.