Aproveite a folia sem prejudicar a saúde

Alimentação balanceada e controle no consumo de bebidas alcoólicas garantem Carnaval saudável

Por Anderson Gonçalves


Os dias de folia chegaram, mas seu organismo deve ficar longe dos excessos. Carnaval tem tudo a ver com saúde. Por isso, cuide-se para que sua festa não acabe antes do previsto. Segundo a nutricionista Rita Pinheiro, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma alimentação equilibrada, com base em alimentos leves e ricos em vitaminas e minerais como frutas, legumes e verduras, ajuda a manter o corpo saudável.

Por causa das altas temperaturas dessa época do ano, é aconselhável também evitar alimentos gordurosos como coxinhas, cachorros-quentes, hambúrgueres e frituras em geral, evitando complicações intestinais. Quando a fome bater, procure comer lanches de queijo branco, de preferência, com pão integral. Não fique muitas horas sem comer e tome bastante cuidado com a higiene dos locais escolhidos na hora de se alimentar.

“A alimentação e hidratação feitas de maneira correta durante os dias de folia podem evitar inúmeras complicações a saúde dos foliões durante e no período pós-carnaval”, completou Rita.