Saúde realiza neste sábado mutirão de avaliação cirúrgica pediátrica para 1.500 pacientes

Crianças da zona sul serão avaliadas por profissionais do Hospital Municipal Menino Jesus dentro da ação “Hora Certa: mais cirurgia, menos tempo de espera”

Com o intuito de zerar a fila de espera de 2013 e 2014 por cirurgias eletivas pediátricas, a Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (28), a partir das 7h, um mutirão de avaliação cirúrgica no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, localizado na região da Bela Vista.

Nesta primeira fase, as mais de 1.200 crianças da região Sul que foram agendadas pelo setor de Regulação passarão pela avaliação de médicos pediatras e cirurgiões infantis que vão realizar exames para confirmar a necessidade de cirurgia. O foco não é atendimento de emergência e, sim, agendar cirurgias eletivas tais como de hérnias, fimose e hidroceles, entre outros.

Após a avaliação inicial, exclusivamente os pacientes que tiverem confirmada a indicação cirúrgica, eles serão submetidos, no mesmo dia, a exames laboratoriais pré-operatórios. O agendamento do procedimento será feito já a partir do mês de dezembro.

“As reguladoras das Supervisões Técnicas e das Unidades de Saúde fizeram um grande esforço ao longo desta semana para conseguir fazer contato com todas essas famílias e garantir o agendamento das crianças. Nosso principal objetivo é reduzir a fila e o tempo de espera por cirurgia pediátrica na cidade”, explicou o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Ao todo, o mutirão vai contar com 41 funcionários do Hospital, entre médicos, profissionais de enfermagem, técnicos de saúde e equipe administrativa.

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é referência no atendimento de pacientes de 0 a 18 anos e oferece 24 especialidades pediátricas, com pronto-socorro, centro de diagnóstico e internação.

Plano de ampliação das cirurgias eletivas

A ação deste sábado integra o plano “Hora Certa: mais cirurgias, menos tempo de espera”, lançado em outubro pela Prefeitura, que prevê a ampliação de cirurgias eletivas pediátricas para agilizar o atendimento de crianças e adolescentes que esperam pela realização de procedimentos de média complexidade.

Atualmente, as unidades de saúde do município realizam 600 cirurgias pediátricas eletivas por mês. O plano quase dobra essa quantidade, totalizando 1.100 procedimentos por mês. Em um ano, o objetivo é realizar 13.100 atendimentos. Somente no Hospital Municipal Menino Jesus, houve ampliação de 300 procedimentos/mês, saindo de 200 para 500 cirurgias eletivas.
A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já está em funcionamento em 13 Hospitais Dia da Rede Hora Certa.

Mutirão de triagem para cirurgias eletivas de cirurgia pediátrica

Local: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Endereço: Rua dos Ingleses, 258 - Bela Vista, São Paulo – SP.
Dia e horário: 28 de novembro (sábado) – a partir das 8h

OBS.: O atendimento será apenas para os pacientes agendados previamente.