Infância acima do peso

Prevenção contra obesidade infantil foi assunto do AE Tucuruvi durante campanha de vacinação

Profissionais da saúde do AE, com apoio do gerente Braz de Castro Junior, ministraram orientações nutricionais, cuidados com o sobrepeso, obesidade na infância e prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e depressão

 

Por Gleison Rocha Souza

No último dia 15 de agosto a Supervisão Técnica de Saúde Santana, através do Ambulatório de Especialidade (AE) Tucuruvi, promoveu uma atividade educativa para a população durante a campanha de imunização contra a Poliomielite. Mais de 40 mil crianças foram vacinadas.

O Evento integrou servidores de saúde e alunos de nutrição, de farmácia e professores da Universidade São Judas. Profissionais da saúde do AE, com apoio do gerente Braz de Castro Junior, ministraram orientações nutricionais, cuidados com o sobrepeso, obesidade na infância e prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e depressão.

Hábitos alimentares

Os principais fatores da obesidade infantil são os maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Sheila Araújo Costa, nutricionista da unidade, ressalta a importância do tema. “Temos que aproveitar esses eventos [campanha de vacinação], pois são momentos para aproximar a unidade de saúde da população, já que muitos munícipes não utilizam as unidades no dia a dia. Assim, durante as campanhas, podemos orientá-los quanto a hábitos saudáveis”, disse.

Diferentes trabalhos científicos mostram o avanço do sobrepeso e obesidade infantil no Brasil. É de extrema importância, principalmente na fase infantil, comer alimentos saudáveis e diminuir enlatados. É na infância que ocorrem as transformações em menor espaço de tempo e, assim, a criança promoverá uma vida mais saudável na fase adulta.

OMS

Conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões caso nada seja feito.

Vacinação

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) vacinou no dia 15 cerca de 40 mil crianças e o AE, 650. A campanha de vacinação foi destinada às crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. O prazo máximo é até o próximo dia 31 (segunda-feira). O Ministério da Saúde pretende vacinar pelo menos, 12 milhões de crianças. O Ministério da Saúde pretende vacinar pelo menos 12 milhões de crianças.