Prevenção ao trote é tema da Semana de Cultura da Paz

Programa Amigos do SAMU vai capacitar mais de 1.200 crianças na região Sudeste

Por Patrícia Pasquini

Da escola para a vida, o meio ambiente e a sociedade. Até o próximo dia 30, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) capacitará mais de 1.200 crianças de sete escolas municipais e particulares e de um CEU na região Sudeste. A ação integra a Semana de Cultura da Paz, promovida pelo Instituto Ives Ota.

“Prevenir o trote também é cultivar a educação, a responsabilidade social e as boas práticas de convivência com o próximo. Nosso papel é mostrar às crianças como utilizar o SAMU e a importância de se transformar em um adulto consciente e responsável”, explica Denise Santos Vilella, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU-SP.

O SAMU-SP implantou o Programa Amigos do SAMU nas escolas para minimizar o impacto dos trotes, sensibilizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar (pais, responsáveis e funcionários) sobre a importância e os objetivos do SAMU, a forma correta de utilização do serviço e os riscos do trote. São abertas 1.100 ocorrências por dia.

O programa foi colocado em prática pelo Núcleo de Educação em Urgência, através do corpo de instrutores e funcionários do próprio serviço que realizam as atividades nas escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. No ano em que o programa foi implantado, em 2008, o SAMU-SP recebia 30% de trotes. Hoje, o serviço recebe 4,69% de trotes. De 2008 até julho de 2015, cerca de 100 mil crianças e adolescentes foram capacitados.

Como é desenvolvido o programa?

O SAMU-SP conta com uma ambulância destinada exclusivamente para treinamentos e projetos desenvolvidos com a comunidade. Ela é semelhante à utilizada no atendimento normal. Os instrutores do Núcleo de Educação em Urgência vão com a ambulância até a escola que foi agendada para o evento.

Chegando ao local, as crianças são reunidas no pátio ou em alguma outra área onde seja possível realizar a atividade. A partir daí, a equipe inicia uma conversa com as crianças, levantando as informações que elas possuem sobre o SAMU. Há explicações sobre o que é o SAMU, qual a forma de acionamento e quais situações em que deve o serviço ser acionado o serviço.

Após este primeiro contato as crianças são convidadas a participarem de uma pequena simulação de um atendimento que o SAMU realiza. Uma delas é escolhida como “vítima”. A professora simula uma ligação para o número 192 e faz o acionamento fictício. Após alguns segundos a ambulância chega ao local com a equipe que irá socorrê-la.

A criança é atendida pela equipe, imobilizada e colocada na prancha e transportada dentro da ambulância. Se o espaço da escola permitir, é realizado um “passeio” com ela de ambulância. Após esta apresentação, o “papo” fica mais sério e então o instrutor fala sobre a importância do serviço, os riscos do trote e as consequências para todos: serviço e comunidade.

As atividades são encerradas com a visita aberta às crianças na ambulância e o manuseio dos materiais e equipamentos. Ao término das atividades, as crianças recebem um folheto explicativo do Programa Amigos do SAMU para levarem para casa. A escola recebe um certificado de “Escola Amiga do SAMU”. Para que a escola receba a visita do SAMU-SP basta enviar uma solicitação para o e-mail: samueducacao@prefeitura.sp.gov.br