CTA Santo Amaro capacita 14 agentes para realizar teste de fluído oral

Teste detecta anticorpos contra o HIV

Lúcia Regina conversa com os agentes que foram capacitados para realizar o teste

 

Texto e foto por William Amorim

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Santo Amaro capacitou 14 agentes de prevenção de saúde. A formatura dos agentes ocorreu no último dia 27 de julho.

O projeto de realizar a capacitação – aprovado pelo Programa Municipal de Saúde - ocorreu depois que pessoal do CTA participou de um congresso nacional de DST/AIDS no qual foi colocado em pauta o teste de fluído oral como forma de aumentar a prevenção às doenças.

“Já temos 15 anos desse trabalho de prevenção, então, precisávamos de algo novo. [A capacitação] é também uma forma de incentivar os agentes a continuarem o trabalho”, afirma a assistente social Lúcia Regina Gatti Murakami.

Locais de vulnerabilidade

Agentes de prevenção são voluntários identificados pela unidade que possuem fácil acesso a locais de alta vulnerabilidade como boates, LGBT’s e profissionais do sexo. Os agentes levam informação, distribuem preservativos, apresentam serviços oferecidos pelo CTA e, agora, poderão realizar o teste de fluído oral.

A divisão dos agentes é feita por projetos. O “Elas por Elas” atua com mulheres em vulnerabilidade, que sofreram algum tipo de violência, e mulheres de rua. O “Cidadania arco-íris” faz abordagem e prevenção com homens que fazem sexo com homens, e atua em bares e danceterias da periferia. Já o “Tudo de bom” atua em prives, boates e praças frequentadas por profissionais do sexo.

“Essa capacitação é muito boa, pois encontramos os agentes de todos os projetos e podemos trocar experiências. Acredito que o teste de fluído oral será um incentivo para que as garotas de programa procurem a unidade”, afirma a agente de prevenção Marlene Martinha de Jesus, há mais de seis anos no projeto “Tudo de bom”.

Teste simples

O teste é simples e detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. Quem se submeter ao teste deve seguir algumas orientações como não beber, fumar e escovar os dentes meia hora antes. O resultado sai em 30 minutos. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma triagem.

“Não é um teste de saliva, é um teste feito com a mucosa bucal (parte superior dos dentes e inferior da gengiva), isso deve ficar claro para que as pessoas não confundam e achem que há vírus na saliva”, explica a gerente da unidade Kathia Maria Bittencourt.

Serviço:
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro
Rua Promotor Gabriel Netuzzi Perez, 159 – Santo Amaro.