Região Oeste realiza primeiro Mutirão do Agasalho

Roupas recolhidas no mutirão são distribuídas em albergues

Por Cristiane Guterres

Uma iniciativa da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) está aquecendo o inverno de pessoas em situação de rua na região. O Mutirão do Agasalho, organizado pela Coordenadoria, já recolheu em três semanas mais de 250 peças de roupas. A caixa colocada na recepção do prédio no bairro do Itaim Bibi, e que recebe doações dos funcionários da coordenadoria, nunca está vazia. Todos os dias chegam peças de roupa, sapatos, meias, cachecóis e outras peças.

As roupas são separadas por gênero. As femininas e infantis são distribuídas em albergues municipais da região Centro. Roupas masculinas vão para dois albergues municipais no território administrado pela CRS Oeste, para o Albergue Cor Esperança, em Pinheiros e para o Albergue Zanconi, na Lapa.

Equipes

Pessoas em situação de rua estão expostas a um alto grau de vulnerabilidade e necessitam de atendimento específico de saúde. Para atendê-las, a CRS Oeste conta com quatro Equipes de Consultório na Rua. São equipes multiprofissionais para trabalhar especificamente com a população de rua. Há duas na Lapa e duas em Pinheiros. Uma equipe de pop rua - como é conhecida -, é composta por um médico, um enfermeiro, um assistente social, um psicóloga, um funcionário administrativo, dois agentes sociais, dois auxiliares de enfermagem e seis Agentes Comunitários de Saúde de Rua.

O Mutirão do Agasalho foi pensado para recolher roupas durante todo o mês de julho. Mas a Coordenadoria estuda outras ações que possam ser desenvolvidas nos meses mais quentes do ano.