Exército e Prefeitura são bem recebidos na zona Norte

Equipes formadas por agentes de zoonoses e soldados,para combater a dengue, foram recebidas com café da manhã, Hino Nacional e fotos

Soldados do Exército estão acompanhando os agentes de zoonoses nas visitas às residências da zona norte

 

Por Raissa Martins
Fotos: Douglas Puodzius


Desde o dia 23 de abril a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte)recebe apoio fundamental para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Soldados do Exército estão acompanhando os agentes de zoonoses nas visitas às residências da zona norte. Militares e agentes vêm sendo muito bem recebidos pela população.

A atuação do Exército começou no Bairro do Limão. Depois, os agentes foram para a região da Vila Maria e rumaram para o Bairro do Mandaqui. Atualmente, estão em Pirituba. Até o momento 40.927 residências foram visitadas pela equipe.

No Mandaqui, os 50 militares, acompanhados de agentes da Prefeitura, foram recebidos por aproximadamente 150 pessoas comcafé da manhã oferecido pela Associação Grupo Unidade, com o apoio da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. O grupo chegou a cantar o Hino Nacional, o que levou quem passava pelo local a parar e fotografar a cena em seus celulares.

‘Orgulho de ser brasileiro’

Para o coronel Ricardo Piai Carmona, a confiança dos moradores em abrir suas residências tem crescido muito desde que os militares passaram a acompanhar os agentes de zoonose. Ele consideraque essas manifestações são um ato de civismo. “Quando o cidadão vê a presença do militar fardado, quando ele tem a oportunidade de cantar o hino nacional, a gente vê que ele tem orgulho de ser brasileiro”, diz Carmona.

Uma das moradoras do Mandaqui que participou da recepção aos militares foi a cozinheira Maria das Dores Ferreira. Bibi, como é mais conheci da, se diz feliz por ajudar atuando na área que ama,a gastronomia. “Estou feliz por ajudar as pessoas”, conta.

João Marcos Martins, um dos administradores do Grupo Unidade, reconheceu a mudança de atitude da população após a presença do Exército. “Com a presença militar existe uma credibilidade maior. Por isso agradecemos não só ao Exército, mas à Secretaria Municipal de Saúde porque, com essa ajuda, o problema está sendo minimizado”, afirmou Martins.