Assistentes sociais recebem homenagem em comemoração ao dia da profissão

Profissionais da região Norte fazem reflexão sobre Serviço Social

O principal objetivo do encontro foi proporcionar aos profissionais da área um momento de reflexão sobre o atual momento da profissão

 

Por Monique Santos

Para celebrar o dia do Serviço Social, no dia 15 de maio, aconteceu o 2º encontro de Assistentes Sociais da Microrregião Jaçanã / Tremembé, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte). O principal objetivo do encontro foi proporcionar aos profissionais da área um momento de reflexão sobre o atual momento da profissão, considerando os avanços já alcançados e os desafios a serem superados.

Esteve presente ao encontro o professor Adriano Basilo de Oliveira, que apresentou ao grupo um panorama histórico, enfatizando a importância do Projeto Ético Político para a profissão e toda sua importância norteadora no enfrentamento das questões atuais.

Segundo Oliveira, “o assistente social não deve se distanciar do Projeto Ético Político do Serviço Social, que foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 1990, período de profundas transformações. A sociedade tem movimento dialético e continua em transformação, cabe ao profissional do Serviço Social reconhecer estas transformações sem alterar o foco de duas ações e intervenções”.

Dinâmica e muita reflexão!

O grupo dialogou sobre os desafios diários e refletiu sobre a importância do Assistente Social nesse contexto. Ainda foram discutidos temas como trabalho em rede, aperfeiçoamento profissional e ferramentas do Serviço Social, entre outros.

Para Camila Fernandes, responsável pelo serviço social, o profissional precisa e merece ser reconhecido diariamente. “Realizar um evento em comemoração ao dia da profissão é mais uma etapa desse reconhecimento”, afirmou. Camila ressaltou que o Serviço Social lida em seu cotidiano com questões de difícil resolução, porém de grande impacto na vida daqueles que são atendidos e “demonstrar o quanto cada profissional é importante faz uma grande diferença”, concluiu.