Saúde convoca aprovados em programa de residência médica

Residentes darão suporte aos profissionais da Rede Hospitalar do município

Os aprovados atuarão na rede num período de entre dois a cinco anos

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

O Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta terça-feira (24/02), a convocação de médicos aprovados, em seleção pública, para a especialização na Rede Hospitalar do município de São Paulo. O processo seletivo, iniciado em setembro de 2014, disponibilizou 416 vagas para especialidades como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia. Os aprovados atuarão na rede num período de entre dois a cinco anos. Obedecendo a ordem de classificação da prova objetiva, os profissionais compareceram nesta terça-feira ao campus Vergueiro da Uninove e indicaram a unidade hospitalar em que pretendem atuar.

Para o médico Paulo Fernando Constâncio de Souza, coordenador municipal de Residência e presidente do Conselho da SMS, o residente precisa conhecer o caminho trilhado pelo paciente que chega à unidade hospitalar. “O residente irá atuar no hospital municipal indicado, mas também deve circular pelos equipamentos de saúde da região de trabalho para entender a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza o atendimento do paciente e compreende um novo perfil epidemiológico de doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, explicou Constâncio.

‘Atuar no SUS é uma grande oportunidade’

Aprovado para a residência em clínica médica, José Alves Secundo seguiu o caminho dos professores sergipanos, que também fizeram especialização na capital paulista e o orientaram sobre as possibilidades de carreira em São Paulo. “A cidade fomenta conhecimento e isso é muito importante para a especialidade. Atuar no SUS do município é uma grande oportunidade, pois existe uma diversidade de pacientes, desde quadros clínicos mais simples aos mais graves e, como o atendimento é porta aberta, a possibilidade de aprendizado é maior. Para o profissional vale a pena contribuir e prestar um bom atendimento, e sempre com o olhar diferenciado do residente que está em processo de aprendizagem”, avaliou Secundo.

Daniele Cristina Filgueira também vem de longe. A oportunidade de fazer residência na capital paulista fez a jovem deixar o estado de Espírito Santo rumo à especialização em clínica médica. “São Paulo é o maior centro de referência do país e, depois da residência em clínica médica, pretendo fazer gastroenterologia. A expectativa de trabalhar no SUS é muito boa, é uma oportunidade de auxiliar o serviço de saúde pública e adquirir conhecimento”, disse Daniele Cristina.

A aula inaugural do Programa de Residência Médica da SMS será realizada na próxima segunda-feira (02/03), às 8h30, no Anfiteatro térreo da Uninove campus Vergueiro. Durante o evento, os residentes serão recepcionados pelo secretário de saúde do município José de Filippi Júnior, assistirão a apresentação sobre a Rede de Atenção à Saúde da capital e, após o encerramento, serão encaminhados para a instituição hospitalar escolhida.